O contrato didático na abordagem das propriedades periódicas dos elementos químicos

  • Larissa Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Contrato Didático, Propriedades Periódicas, Ensino de Química

Resumo

Este estudo apresenta a análise do contrato didático estabelecido na abordagem do conteúdo propriedades periódicas dos elementos químicos, na primeira disciplina de química geral oferecida pelo curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. De acordo com Brousseau, o contrato didático diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão das responsabilidades e expectativas entre o professor e aluno, na gestão de um saber. Observamos as aulas desde o início da abordagem do tema até a introdução do conteúdo seguinte. Para a obtenção de dados, realizamos gravações em áudio e vídeos e em seguida separamos alguns recortes das aulas que apresentaram ocorrência de rupturas, negociações e efeitos de contrato didático para análise. Os resultados apontam um número expressivo de renegociações e de efeitos de contrato, em especial o efeito Topázio, que é evidenciado a partir de uma postura explicativa da professora na busca de mascarar objetivos não alcançados no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química. Área de Ensino de Química

Referências

ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para a Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7o Série do Ensino Fundamental. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

ARAÚJO, L. F.; CÂMARA DOS SANTOS, M.; ACIOLY-RÉGNIER, N. Metacognição ou Automatismo: O que Acontece Quando o Contrato Didático é Rompido? Confluências entre a Didática e a Psicologia na Resolução de Problemas Algébricos. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.

ARRUDA, J. P.; SOARES, M.; MORETTI, M. T. (Re)Afirmando, (Re)Negociando e (Re)Criando Relações no Ambiente Escolar: a Influência do Contrato Didático no Ensino de Matemática. Revista PEC, v. 3, n. 1, p. 19-30, 2003.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BRITO LIMA, A. P. A.; ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Aula de Matemática: Negociações na Introdução à Álgebra na 7º Série do Ensino Fundamental In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.

BRITO MENEZES, A. P. A. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. 2006. 411 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

BRITO, C. R. N. Análise das Negociações e Efeitos do Contrato Didático na Aula Referente à Abordagem do Conteúdo de Líquidos e Soluções Líquidas no Ensino Superior de Química. 2012. 67 f. Monografia (Licenciatura em Química). Unidade Acadêmica de Serra Talhada – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2012.

BROUSSEAU, G. Foundaments et Méthods de la Didactique des Mathematiques. Researches en Didactique, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: BRUN, J. (org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo da Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: Ática, 2008.

FERNANDEZ, C.; MARCONDES, M. E. R. Concepções dos Estudantes sobre Ligação Química. Química Nova na Escola, n. 24, p. 20-24, novembro de 2006.

FREITAS, J. L. M. Teoria das Situações Didáticas In: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática: Uma Nova Introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2005.

GUARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z. Produção e Análise de Videogravação em Pesquisas Qualitativas. Educação e Pesquisa: São Paulo, 2011.

HEACOCK, P., SOUDER, E. & CHASTAIN, J. Subjects, Data, and Videotapes. Nursing Research, v. 45, n. 6, p. 336–338, 1996.

JONNAERT, P.; BORGHT, C. V. Criar Condições para Aprender. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

JONNAERT, P. Dévolution versus Contre-dévolution! Un Tandem Incontournable pour le Contrat Didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (orgs.). Au-delà des Didactiques, Le Didactique: Débats Autour de Concepts Fedérateur. Bruxelas: De Boeck & Larcier SA, 1996.

LINS, M.; BRITO LIMA, A. P. A.; BESSA DE MENEZES, M. A Emergência de Fenômenos Didáticos em Sala de Aula: Negociações de uma Sequência Didática em Álgebra Inicial. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.

MAHAN, B. M.; MEYERS, R. Química um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

RICARDO, E.; SLONGO, I.; PIETROCOLA, M. A Perturbação do Contrato Didático e o Gerenciamento dos Paradoxos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 153-163, 2003.

ROSA, S.; PIMENTEL, N. L.; TERRAZZAN, E. A. O Uso de Analogias em Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2007, Florianópolis. Anais..., 2007.

RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994.

SILVA, B. A. Contrato Didático In: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática: Uma Nova Introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2005.

SOUZA, L. O. O Contrato Didático na Abordagem das Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos na Licenciatura em Química. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Química). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

Publicado
2019-10-07
Como Citar
SOUZA, L. O. DE; SILVA, F. C. V. DA; SIMÕES NETO, J. E. O contrato didático na abordagem das propriedades periódicas dos elementos químicos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 237-252, 7 out. 2019.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)