O Eclipse Solar de 1919 em revistas de divulgação científica: concepções sobre natureza da Ciência e possíveis implicações para o ensino de Ciências

  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Divulgação Científica, Textos de Divulgação Científica

Resumo

Na área da Educação em Ciências, estudos defendem a importância de discussões sobre Natureza da Ciência (NdC). Uma forma de inserir a NdC no ensino é por meio do uso da História e Filosofia da Ciência (HFC). O objetivo do presente artigo é identificar e analisar, em textos de revistas de divulgação científica, possíveis concepções relacionadas à NdC a partir do episódio histórico do Eclipse Solar de 1919. Construímos seis categorias acerca das concepções sobre NdC, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e, como referencial teórico acerca da NdC, a pesquisa desenvolvida por Peduzzi e Raicik (2017). Como resultado, os textos apresentaram tanto concepções mais atuais quanto concepções menos atuais sobre NdC. No entanto, discutirmos que numa situação de ensino as concepções mais atuais podem passar despercebidas para professores e alunos e o material pode ser potencialmente utilizado pelo docente a fim de proporcionar uma melhor compreensão sobre a atividade científica. Por fim, defendemos que investir em formação dos professores, poderá possibilitar que os mesmos possam reconhecer concepções acerca da natureza do conhecimento científico nos materiais utilizados em uma situação no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO, J. A. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.5, n.2, p.134-169, 2008.

ACEVEDO, J. A. Enfoques explícitos versus implícitos en la enseñanza de la naturaleza de la ciência. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.6, n.3, p.355-386, 2009.

ACEVEDO, J. A. et al. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: aspectos epistemológicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.2, p.202-225, 2007.

BARBOZA, C. H. M. Ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil (1850- 1920). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 1, n. 1, p. 273-294, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, 2011.

DAMINELI, A. Sobral, 29 de maio de 1919. Revista Pesquisa Fapesp (online), 2009. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/05/04/sobral-29-de-maio-de-1919/>. Acesso em: 30 de mai. 2018.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

FORATO. T. C. M.; PIETROCOLOA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

LEDERMAN, N. G. Teacher‟s Understanding of the Nature of Science and Classroom Practice: Factors That Facilitate or Impede th Relationship. Journal of Research in Science Teaching. v.36, n.8, p.916-929, 1999.

NASCIMENTO, L. A.; CARVALHO, H. R.; SILVA, B. V. C. A Astronomia, a Historiografia da Ciência e os livros didáticos: Uma história mal contada?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 5, p. 40-52, 2016.

PEDUZZI, L. O. Q. As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência em um curso de mecânica. 1998, 850 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da física. 2017, 51 p. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: . Acesso em: 30 de mai. 2018.

SILVA, B. V. C.; CALAÇA, F. M. S. Uma estratégia didática para discussão da concepção de ciência e do cientista com alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 183-196, 2017.

SILVA, H. C. O que é divulgação científica?. Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, p. 53-59, 2006.

SILVA, M. L. S.; et al. Natureza da Ciência no ensino fundamental: Por que não? Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n. 3, p. 1-30, 2017.

SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 219-230, 1996.

VEIGA, C. H., et al. Placas fotográficas do eclipse de Sobral. Ciência Hoje – Revista (online), 2015.

VIDEIRA, A. A. P. Einstein e o Eclipse de 1919. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 83-87, 2005.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
NASCIMENTO, L. O Eclipse Solar de 1919 em revistas de divulgação científica: concepções sobre natureza da Ciência e possíveis implicações para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 116-129, 1 jan. 2019.
Seção
Artigos Gerais