Emergência da linguagem probabilística na sala de aula de Educação Primária

Palavras-chave: Possibilidade, Tarefa Probabilística, Probabilidade, Alfabetização Probabilística

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de como estudantes de um segundo ano básico abordam a probabilidade de ocorrência de um evento através do uso de termos e expressões que constituem uma escala qualitativa dos graus de possibilidade de ocorrência de um evento. Para tanto, este estudo enfoca a linguagem probabilística, utilizada pelos estudantes, entendida como uma linguagem precisa e especializada que permite a expressão qualitativa da probabilidade de ocorrência de determinado evento, que por sua vez constitui um suporte para o desenvolvimento da alfabetização probabilística. Com este propósito, foi implementado um conjunto de tarefas probabilísticas, através do qual se pretende acessar a linguagem probabilística utilizada pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental diante de situações de incerteza. Isso nos permitiu analisar e descrever como os primeiros elementos linguísticos associados à probabilidade emergem durante um processo de instrução com os alunos do Ensino Fundamental. Os resultados mostram um forte predomínio de termos e expressões verbais oriundos da linguagem comum, ligados principalmente ao sentido intuitivo de probabilidade, que caminham em direção a conceitos probabilísticos. Termina com a proposta de um conjunto de fases para promover a aquisição e desenvolvimento da alfabetização probabilística no Ensino Fundamental.

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Publicado
2018-05-28
Como Citar
VASQUEZ, C. Emergência da linguagem probabilística na sala de aula de Educação Primária. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 374-389, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Gerais