O pensamento estatístico no Ensino Fundamental: uma experiência com projetos de pesquisa articulados com uma sequência didática eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1671Palavras-chave:
Pensamento Estatístico, Sequência Didática Eletrônica, Projetos de Pesquisa, Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou responder como a articulação da estratégia metodológica de projetos de pesquisa com a implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de uma sequência didática eletrônica contendo os conceitos básicos da Estatística contribui para a formação do pensamento estatístico em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que não tiveram acesso ao estudo dos conteúdos da Estatística nos anos anteriores de escolaridade, sugeridos pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica no Brasil. Adotou-se para o desenvolvimento desta investigação uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário para traçar o perfil dos estudantes investigados; os bancos de dados fornecidos pelo Sistema Siena; os registros produzidos pelos alunos; observações realizadas pela professora pesquisadora; filmagens. Os resultados apontaram que a implementação de uma sequência didática eletrônica integrada com a estratégia metodológica de projetos de pesquisa oportunizou, aos estudantes participantes do experimento, o estudo dos conceitos estatísticos, bem como condições para a compreensão de aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais desejáveis ao desenvolvimento da literacia estatística articulada ao desenvolvimento de habilidades estatísticas, evidenciadas pela professora através do acompanhamento e da avaliação do desempenho dos grupos na realização das atividades práticas que constituíram as etapas estabelecidas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, no qual foi possível identificar a presença de componentes necessários a formação do pensamento estatístico.
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