O estudo da estatística num contexto colaborativo: o gráfico de setores
Resumo
Este artigo busca descrever um dos encontros de um grupo de estudos, formado por professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, que, com o tempo, constituiu um contexto colaborativo. No encontro descrito, a ênfase foi para o estudo do gráfico de setores em um contexto de estudo dos tipos de representações gráficas. Com isso também objetivamos sistematizar e ampliar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos. Nesse sentido, são apresentadas algumas questões relativas à Educação Estatística, apontando brevemente alguns elementos históricos e curriculares, sua relevância e, principalmente, a questão da importância da formação de professores em comunidades de aprendizagem profissional. Consideramos que os diferentes participantes do grupo de estudos, alvo de investigação, tiveram oportunidade de estudar, problematizar, refletir e investigar sobre a complexidade de ensinar e aprender Estatística nas escolas, que isso contribuiu para que os participantes passassem a dirigir outros olhares para a prática de sala de aula e para os materiais utilizados e que, no contexto colaborativo, houve alicerce para reflexões/ressignificações compartilhadas.
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