O ensino de Estatística no 2º ano do Ensino Fundamental: uma experiência em sala de aula com a construção de gráficos e tabelas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1665Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Tratamento da Informação, Gráficos e Tabelas, Ensino de MatemáticaResumo
Este texto se baseia na análise do trabalho realizado por uma professora que do 2º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino do estado de São Paulo, participante do grupo de pesquisa do Programa Observatório da Educação, com o objetivo de verificar as atividades desenvolvidas com os conteúdos relativos à estatística, na construção e análise de gráficos e tabelas. As atividades aplicadas e descritas pela professora foram desenvolvidas a partir do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental-EMAI, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. As bases teóricas para estas sequências de atividades se constituíram a partir de sua participação no grupo de pesquisa do Projeto Observatório da Educação, colaborativamente com os demais participantes. Utilizamos neste trabalho a pesquisa qualitativa, com o método de estudo de caso. Consideramos que, embora a professora apresentasse lacunas sobre o tema em sua formação, tanto os materiais disponíveis quanto as discussões coletivas no grupo colaborativo de estudos, contribuíram para seu crescimento e desenvolvimento. Quanto à aprendizagem dos alunos, a participação das crianças nas atividades se configurou como importante caminho para a aprendizagem da leitura e interpretação de dados.
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