O conteúdo de estatística nas provas da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)

  • Andressa Trainotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rose Grochot Gayeski Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-4821-5994
  • Luciana Neves Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação Estatística, Literacia Estatística, Educação Matemática Crítica, OBMEP

Resumo

Com o intuito de verificar qual a importância dada para a Educação Estatística em avaliações externas à escola, ou seja, provas aplicadas por órgãos ou organizações que não fazem parte do ambiente escolar, o presente artigo tem como objetivo analisar de que modo o conteúdo de Estatística está presente nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso foram analisadas as 13 edições realizadas da OBMEP no período de 2005 a 2017. A pesquisa é de caráter qualitativo com a descrição dos resultados encontrados. Considerando a 1ª fase e a 2ª fase da prova, foram analisadas 780 e 234 questões, respectivamente. Para a 1ª fase se encontrou 30 questões de Estatística e para a 2ª fase foram apenas duas. Na análise das questões se verificou que somente uma explorou o raciocínio estatístico sobre medidas estatísticas e algumas exploraram o raciocínio sobre a interpretação de dados em gráficos. Logo, sabendo da relevância e importância da OBMEP para o estudante através do incentivo do estudo da matemática, acreditamos que o conteúdo de Estatística deveria ser abordado com mais frequência e de modo que avalie a capacidade de raciocínio e reflexão crítica do educando.

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Referências

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Publicado
2018-05-28
Como Citar
TRAINOTTI, A.; GAYESKI, R. G.; NUNES, L. N. O conteúdo de estatística nas provas da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 193-209, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Gerais