Minha jangada vai sair para o mar: o letramento estatístico em atividades de musicalização na Educação Infantil

Palavras-chave: Música, Matemática, Letramento Estatístico, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação realizada em uma formação de professores da Educação Infantil sobre a utilização da musicalização para o ensino de Matemática. Este projeto foi desenvolvido em uma escola municipal de Educação Infantil do interior do Mato Grosso do Sul – Brasil. Especificamente nesse artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas na formação e reelaboradas pelas professoras para seu desenvolvimento com os alunos, intitulada Minha jangada vai sair para o mar. Observamos que as adaptações realizadas na atividade trabalham com noções rítmicas e de pulsação que evidenciam noções do letramento estatístico. Assim, nosso objetivo de modo geral foi desenvolver ações para embasamento teórico e prático potencializando o planejamento das aulas dos professores que articulassem a Matemática e a Música. Como resultado dessa investigação, inferimos que as atividades realizadas nesse estudo podem contribuir com a criação de outras práticas que potencializem o ensino de estatística na Educação Infantil.

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Publicado
2018-05-28
Como Citar
ALENCAR, E. S. DE; LEVICOY, D. D. Minha jangada vai sair para o mar: o letramento estatístico em atividades de musicalização na Educação Infantil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 182-192, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Gerais