Educação Estatística crítica: um olhar sobre os processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1645

Palavras-chave:

Educação Crítica, Competências, Educação Estatística Crítica

Resumo

A tarefa discente para uma Educação Estatística Crítica vai muito além de seguir fórmulas e conceitos estudados ao longo da formação e repetidos ano a ano para os estudantes, ao contrário, o processo de ensino-aprendizagem pode formar um sujeito autônomo, curioso e indagador que produz suas hipóteses, constrói argumentos, sabe expor sua opinião, desenvolve conclusões e aprende que errar faz parte do processo.  Neste trabalho colocamos em tela três competências: literacia estatística, pensamento estatístico e raciocínio estatístico, sob a luz da perspectiva crítica. O estudo nos permite inferir que é possível desenvolver uma Educação Estatística Crítica no ensino médio e indicamos alguns elementos potencializadores para as competências com um olhar voltado para os processos educativos, elencando conceitos como pesquisa geradora, tema gerador, matemacia, cenários para investigação, trabalho em equipe, leitura de mundo, diálogo, educação como ato político, consciência crítica e educação libertadora.

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

HOLLAS, J.; BERNARDI, L. T. M. dos. Educação Estatística crítica: um olhar sobre os processos educativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 72–87, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i2.1645. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1645. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos