Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática

Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Estatística, Tarefas Matemáticas

Resumo

Neste trabalho, discutimos a prática de uma Comunidade de Professores de Matemática no empreendimento Análise de Tarefas Estatísticas (ATE), abrangendo, particularmente, medidas de tendência central. O objetivo que norteia a investigação é compreender e explicitar: Que aspectos do conhecimento estatístico para ensinar se salientam no empreendimento? Que elementos do empreendimento contribuem para isso? Os resultados revelaram que reflexões compartilhadas e significados negociados no desenvolvimento do empreendimento promoveram uma (re)significação para os professores do conhecimento estatístico necessário para ensinar. Salientaram-se, como elementos favorecedores da emergência desses aspectos, as características das tarefas analisadas e sua relação com a aprendizagem dos alunos, a dinâmica que suportou o empreendimento e as ações do formador. Dessa forma, o ATE configurou uma prática vantajosa ao desenvolvimento profissional dos professores na Educação Estatística.

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Publicado
2018-05-28
Como Citar
ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. DE C. T.; OLIVEIRA, H. Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 32-51, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Gerais