Criptoanálise como prosposta didática para o Ensino de Estatística

Palavras-chave: Criptoanálise, Estatística, Frequência

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática para o ensino da estatística na Educação Básica de forma lúdica por meio de resolução de problemas e atividades investigativas. A proposta consiste na elaboração de uma tabela de frequência das letras na língua portuguesa para então decifrar um texto cujas letras foram trocadas com intuito de esconder seu conteúdo. Os textos utilizados para a construção da tabela parâmetro serão notícias de fontes diversas que podem, dessa forma, facilitar o processo de interdisciplinaridade. Espera-se que os alunos se sintam mais envolvidos e dispostos a participar de uma atividade em grupo e percebam a importância da adoção de medidas adequadas para coleta de dados, organização em tabelas e representações gráficas de forma pertinente além da necessidade de estabelecer estratégias variadas para solução de problemas por não poder interpretar os dados estatísticos com garantia de exatidão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Dalton. F; OGLIARI, Paulo. J. Estatística para ciências agrárias e biológicas: com noções de experimentação. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

ANSA, Agência. Humanidade corre risco de suicídio, diz Papa sobre arma nuclear. Disponível em: <http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/10/30/humanidade-corre- risco-de-suicidiodiz-papa-sobre-arma-nuclear/>. Acesso em: 04/11/2017.

COUTO, S. P. Códigos e cifras - da antiguidade à era moderna. Rio de Janeiro, RJ: Novaterra, 2008.

LOPES, Celi E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos CEDES (Impresso), v. 28, p. 57-73, 2008.

LOPES, Celi E.; SOUZA, Leandro de O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 1465-1489, 2016.

PUPO, Fábio; SIMÃO, Edna; GRANER, Fabio. Governo prevê mínimo menor em 2018, mas ministro diz que pode mudar. Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/5176942/governo-preve-minimo-menor-em-2018-mas- ministro-diz-que-pode-mudar>. Acesso em: 04/11/2017.

RODRIGUES, L. Mãe abandona duas crianças pequenas e vizinhos chamam polícia. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/03/mae-abandona- duas-criancas-pequenas-e-vizinhos-chamam-policia.html>. Acesso em: 04/11/2017.

SOUZA, A. C. de. et al. O ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica: atividades e projetos gerados a partir de pesquisas de Mestrado Profissional. Vidya (Santa Maria. Online), v. 33, p. 9-25, 2013.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
SOUSA, D. P. DE; PIRES, J. D. Criptoanálise como prosposta didática para o Ensino de Estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 1-11, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Gerais