Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1621Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Cálculo Diferencial e Integral, Sequência Didática, Análise da Variação de FunçõesResumo
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.