Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas

Autores

  • Eliane Bihuna de Azevedo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisandra Bär de Figueiredo
  • Pedro Manuel Baptista Palhares Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1621

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cálculo Diferencial e Integral, Sequência Didática, Análise da Variação de Funções

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

DE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 32–52, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1621. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos