Tecnologias digitais na educação: colaboração e criatividade em sala de aula

  • Carine Geltrudes Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Martha Barcelos Vieira Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Tecnologias na Educação, Trabalho em grupo, Colaboração, Criatividade

Resumo

Os recentes avanços das tecnologias aplicadas à educação trazem novas oportunidades e desafios para educadores e pesquisadores. A inserção do computador em atividades educativas implica no uso de novas linguagens, na aprendizagem de novos conceitos e no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e curriculares. Este artigo documenta experimentos que tiveram como objetivo explorar ferramentas de edição de vídeo e colaboração através das quais educadores podem desenvolver projetos educacionais bem sucedidos. A elaboração dos experimentos se baseou em estudos recentes sobre como o uso de softwares e diferentes mídias podem incentivar e desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, a compreensão conceitual e as habilidades colaborativas em diversas áreas do conhecimento. Como resultado principal da oficina destaca-se um avanço na percepção dos benefícios que as tecnologias digitais, quando bem integradas a projetos de aprendizagem, podem trazer para a sala de aula.

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Publicado
2010-07-01
Como Citar
WEBBER, C.; VIEIRA, M. Tecnologias digitais na educação: colaboração e criatividade em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 166-177, 1 jul. 2010.
Seção
Relatos de Pesquisa