Análise das políticas educacionais na Pós-graduação Stricto-Sensu no âmbito da formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1587Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Pós-Graduação, Formação Continuada de Professores.Resumo
Este artigo fornece análises qualitativas de uma pesquisa que visa compreender alguns aspectos das políticas públicas que normatizam a formação continuada de professores em nível de pós-graduação. Essa temática se justifica pelo momento atual de discussão das políticas educacionais brasileiras, frente às necessidades de expansão e aperfeiçoamento do sistema de pós-graduação com vistas à qualificação do sistema de ensino superior do país, do sistema de Ciência e Tecnologia e do setor empresarial. No âmbito metodológico realizamos um levantamento de dados bibliográfico-documental com o intuito de investigar os enfoques das políticas educacionais direcionadas à pós-graduação stricto-sensu, objetivando abordar as propostas de incentivo e fomento à pesquisa decorrentes das políticas públicas vigentes. Constatamos que alterações nas políticas públicas de fomento impactaram negativamente na demanda dos estudantes e no fluxo de egressos no curso de Mestrado Profissional investigado como estudo de caso.
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