Atividade experimental investigativa no ensino de Física e o desenvolvimento de habilidades cognitivas

Autores

  • Idmaura Calderaro Martins Galvão Universidade Estadual Paulista
  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1570

Palavras-chave:

Atividade experimental investigativa, ensino de física, Atividades investigativas

Resumo

No presente artigo, buscou-se verificar quais habilidades cognitivas foram desenvolvidas pelos alunos, em aulas de física, ao serem desafiados a calcular a velocidade média de um carrinho de brinquedo que lhes foi fornecido como parte de uma sequência didática. Esse desafio foi colocado de forma aberta para que os alunos trabalhassem essa atividade de modo investigativo. Para constituir os dados desta pesquisa foram usados como instrumentos: as respostas de cada grupo de alunos a um problema colocado pela professora no início das atividades e o relatório final, por eles elaborados. Os resultados trazem evidências de que o desenvolvimento de tal atividade favoreceu a manifestação de habilidades cognitivas de alta ordem por parte dos alunos.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

GALVÃO, I. C. M.; ASSIS, A. Atividade experimental investigativa no ensino de Física e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 14–26, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i1.1570. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1570. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos