Software PHET e Matemática: possibilidade para o ensino e aprendizagem da multiplicação

  • Erisnaldo Francisco Reis Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
  • Márcia Jussara Repp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari
Palavras-chave: Tecnologia, Aluno, Professor, Ferramenta, Simulações

Resumo

Este artigo aborda a utilização do recurso tecnológico PhET como auxílio no processo de ensino e de aprendizagem da multiplicação. A pesquisa, qualitativa, foi desenvolvida no laboratório de informática, no mês de maio de 2017, com uma turma do sétimo ano de uma escola estadual do Município de Rubim, estado de Minas Gerais. Os resultados apontam que os alunos demonstram interesse em aprender de forma diferente, por meio de tecnologias digitais computadorizadas. Os resultados ainda apontam que a simulação PhET utilizada auxiliou os alunos com dificuldade no aprendizado da multiplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental Brasília: MEC/ SEF, 1998.

KAFER,Giovana Aparecida; MARCHI,Miriam Ines. Utilização do Software de Simulações PhET como estratégia didática para o ensino dos conceitos de soluções. UNIVATES-RS, 2015.Disponível em: <https://www.univates. br/ppgece/me dia/pdf/2015/giovana_aparecida_kafer.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2017.

LORENSATTI, Edi Jussara Candido. ARITMÉTICA: UM POUCO DE HISTÓRIA. IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Anais... IX ANPED 2012. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Ensino_de_Matematica_e_ciencias/Trabalho/04_37_16_1786-6637-1-PB.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.

MAKUCH, Franciele do Belém. O uso de simulações interativas PhET no ensino de frações. Dissertação de mestrado. Universidade do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO-PR. Garapuava-PR, 2016. Disponível em:<http://tede.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/tede/559/2/PR%20Franciele%20do%20Bel%C3%A9m%20Makuch.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2017.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas da aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: Teorias e Práticas, v. 3, n.1, 2000.

MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L.P; BULEGON, A. M.; TAROUCO, L. M. R. GeoGebra and eXe Learning: Applicability in the Teaching of Physics and Mathematics. In: International Conference on Society and Information Technologies - ICSIT. Orlando:Flórida, USA. V. 9, p.61-66, 2010.

OLIVEIRA, Franciele Martins de. O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores. UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/1234567 89/ 1643/Franciele%20-%20Artigo.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 jul. 2017.

PAIVA, Getúlio Eduardo Rodrigues de; LEÃES, Paulo Garcez. Utilização de simulações do programa PhET Simulations em uma turma do terceiro ano do ensino médio do IF Sertão-PE, Campus Salgueiro. 68ª Reunião Anual da SBPC, 7.08.07 - Educação / Tópicos Específicos de Educação. Anais...68 RA, 2007. Disponível em:<http://www.sbpcnet.org.br/livro/68ra/resumos/resumos/4868_1ad6218444e7da316b9c58edd5adea212.p df>. Acesso em: 27 jul. 2017.

REIS, ErisnaldoFrancisco.Recursos tecnológicos e docência: uma reflexão. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.6 n.1 jan/abr 2016. ISSN 2238-2380. P. 14-28. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/download/ 3049/1766>. Acesso em: 20 jul. 2017.

SANT’ANA, Nádia Aparecida dos Santos. Pensamento aritmético e sua importância para o ensino de matemática. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, PUC- MINAS, 2015. Disponível em: <http://www.ufjf.br/emem/PENSAMENTO-ARITM%C3%89 TICO-E-SUA-/files/2015/10IMPORT%C3%82NCIA-PARA-O-ENSINO-DE-MATEM%C3%81TICA.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.

TELES, Rosinalda Aurora de Melo. A aritmética e álgebra na matemática escolar. VIII ENEM– Minicurso GT 2 – Educação Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Anais... VIII ENEM. Universidade Feral do Pernambuco, Recife-PB, 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/ viii/pdf /02/MC58 93724 2400.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2017.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
REIS, E.; REHFELDT, M. Software PHET e Matemática: possibilidade para o ensino e aprendizagem da multiplicação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 194-208, 1 jan. 2019.
Seção
Artigos Gerais