A inter-relação entre o tato e o paladar: novas perspectivas para o ensino de deficientes visuais na disciplina de Biologia

Autores

  • Dafne Oleiniczak Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Diovana Gelati de Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Jaíne Ames Ames Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Naíma Gabriela da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1556

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Deficientes visuais, Entrevista, Paladar

Resumo

A criação de materiais didáticos para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual tem se tornado uma necessidade a medida que é trabalhado nas escolas atualmente o paradigma da educação inclusiva. Este trabalho propõe a criação de um modelo didático para o ensino do paladar em uma turma de ensino médio com um aluno com deficiência visual incluso. Assim, foi elaborado um modelo didático em relevo representando uma língua e suas respectivas áreas sensoriais para o sabor dos alimentos. Posteriormente, foi realizado um momento de experimentação e construção do conhecimento a partir do referido modelo, para o qual foram convidados três estudantes, sendo dois videntes e um deficiente visual. Verificou-se que, tanto para os alunos videntes, quanto para o aluno com a deficiência, o uso deste modelo foi importante para compreender os conceitos abordados. A partir desta pesquisa podemos concluir que, apesar de ainda haverem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, existem alternativas simples que podem ser usadas para facilitar este processo.  

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Biografia do Autor

Dafne Oleiniczak, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Estudante do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/ Campus Santa Rosa.

Diovana Gelati de Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Estudante do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/ Campus Santa Rosa.

Jaíne Ames Ames, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Estudante do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/ Campus Santa Rosa.

Naíma Gabriela da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Estudante do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/ Campus Santa Rosa.

Daniela Copetti Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Ciências Biológicas- Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015)

Mestre em Ciências Biológicas pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS/2007)

Especialista em Genética e Evolução Biológica pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2004)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/1999).

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Campus Santa Rosa/RS.

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Publicado

07.10.2019

Como Citar

OLEINICZAK, Dafne; DE BATISTA, Diovana Gelati; AMES, Jaíne Ames; DA SILVA, Naíma Gabriela; SANTOS, Daniela Copetti. A inter-relação entre o tato e o paladar: novas perspectivas para o ensino de deficientes visuais na disciplina de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 22–31, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1556. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1556. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos