A inter-relação entre o tato e o paladar: novas perspectivas para o ensino de deficientes visuais na disciplina de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1556Palavras-chave:
Materiais didáticos, Deficientes visuais, Entrevista, PaladarResumo
A criação de materiais didáticos para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual tem se tornado uma necessidade a medida que é trabalhado nas escolas atualmente o paradigma da educação inclusiva. Este trabalho propõe a criação de um modelo didático para o ensino do paladar em uma turma de ensino médio com um aluno com deficiência visual incluso. Assim, foi elaborado um modelo didático em relevo representando uma língua e suas respectivas áreas sensoriais para o sabor dos alimentos. Posteriormente, foi realizado um momento de experimentação e construção do conhecimento a partir do referido modelo, para o qual foram convidados três estudantes, sendo dois videntes e um deficiente visual. Verificou-se que, tanto para os alunos videntes, quanto para o aluno com a deficiência, o uso deste modelo foi importante para compreender os conceitos abordados. A partir desta pesquisa podemos concluir que, apesar de ainda haverem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, existem alternativas simples que podem ser usadas para facilitar este processo.Downloads
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Publicado
2019-10-07
Como Citar
OLEINICZAK, D.; DE BATISTA, D. G.; AMES, J. A.; DA SILVA, N. G.; SANTOS, D. C. A inter-relação entre o tato e o paladar: novas perspectivas para o ensino de deficientes visuais na disciplina de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 22–31, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1556. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1556. Acesso em: 1 abr. 2023.
Edição
Seção
Artigos