Aplicação de uma atividade experimental investigativa para o ensino de tratamento de água

Autores

  • Carmem Lucia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0002-6495-153X
  • Isac da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Tomás Noel Herrera Vasconcelos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1549

Palavras-chave:

Atividade Experimental Investigativa, Tratamento de Água, Ensino de Química

Resumo

Nesse artigo descrevemos uma atividade experimental investigativa envolvendo as etapas de tratamento de água. Os objetivos dessa atividade foram sensibilizar os estudantes quanto ao uso consciente da água e perceberem a importância dos conhecimentos químicos nessas etapas. Participaram dessa atividade quarenta estudantes do 3º ano do Ensino Técnico de Logística e Administração integrado ao Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Barueri (SP). O desenvolvimento do experimento investigativo compreendeu os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Os resultados evidenciaram que essa atividade possibilitou um ambiente favorável a discussões, criação de hipóteses e comprovação das mesmas, levando ao envolvimento e motivação dos estudantes nas aulas de química, contribuindo assim para que percebessem a importância dos conhecimentos de química no seu cotidiano.

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

AMARAL, C. L. C.; DA SILVA, I.; VASCONCELOS, T. N. H. Aplicação de uma atividade experimental investigativa para o ensino de tratamento de água. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 50–59, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1549. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1549. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos