Avaliação e validação do jogo didático “Desafio Ciências – sistemas do corpo humano” como ferramenta para o Ensino de Ciências
Resumo
O presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação do jogo didático “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”, como uma ferramenta para o ensino deste tema. O jogo foi aplicado a 25 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti (Santo Antônio de Pádua/RJ). Como forma de avaliação da qualidade e eficiência do jogo foram desenvolvidos e aplicados três questionários, dois com função avaliativa e um de função ergométrica. O primeiro, com função avaliativa, foi utilizado para sondagem do conhecimento prévio dos alunos acerca do conteúdo; o segundo, também com função avaliativa, foi aplicado após a utilização do jogo e avaliou o quanto os alunos aprenderam com a atividade; e o terceiro, empregado para análise ergométrica no quesito usabilidade, teve como objetivo verificar a opinião dos alunos sobre a estética e funcionalidade do jogo. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente na proposta a que se destina, de forma que podemos considera-lo adequado como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado.
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