Processos de investigação-formação-ação decorrentes de narrativas em Ciências de professores em formação inicial: com a palavra o PIBID

Autores

  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1544

Palavras-chave:

Reflexão, Diário de Bordo, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Ensino de Biologia.

Resumo

Este estudo parte da análise dos Diários de Bordo de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto PIBIDCiências no ano de 2013. O objetivo desta pesquisa foi averiguar como ocorre a Investigação-Formação-Ação na perspectiva da reflexão crítica e como a pesquisa da própria prática vai sendo constituída pelos professores; identificar os níveis de reflexão que esse processo constitutivo desencadeia, através das narrativas, bem como compreender o papel do Diário de Bordo neste processo e como ele vem sendo utilizado pelos licenciandos. Através da análise foi possível verificar a importância das escritas narrativas para o crescimento reflexivo dos licenciandos durante o processo de formação inicial, no que se acredita que o papel do Diário de Bordo foi crucial ao possibilitar o desenvolvimento da escrita de narrativas reflexivas. Foi possível perceber como ocorre o avanço das reflexões críticas e como o processo de refletir vai aos poucos constituindo um ideário docente no licenciando, sendo, portanto, a reflexão uma categoria formativa que se insere no cerne do processo de Investigação-Formação-Ação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Como Citar

BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. da C. Processos de investigação-formação-ação decorrentes de narrativas em Ciências de professores em formação inicial: com a palavra o PIBID. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 139–152, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i4.1544. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1544. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos