Levantamento da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras sobre ensino e aprendizagem de números decimais no período de 1995 a 2015

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1538

Palavras-chave:

Números Decimais, Produção Acadêmica, Teses e Dissertações

Resumo

Os números decimais configuram como integrante no processo de evolução da matemática, e essa é consoante com a evolução da civilização. Nesse contexto que surge a questão norteadora da investigação realizada: Quais as características das pesquisas a nível de mestrado e doutorado estudaram sobre ensino ou aprendizagem de números decimais? Diante disto, neste trabalho é apresentado os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as características das pesquisas a nível de mestrado e doutorado que estudaram sobre ensino ou aprendizagem de números decimais, com destaque aos autores, orientadores, instituições e programas de pós-graduação. Ainda classificando-as conforme suas especificações. Para tanto, foi realizado um levantamento no Banco de Teses e Dissertações fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em que foram utilizadas as palavras-chave “decimais” e “decimal”, separadamente, para encontrar os trabalhos foco desse estudo. Em que foram encontradas 26 publicações e classificadas em 5 grupos, a saber: Estudos que investigaram a dificuldade conceitual e com as operações com decimais; Estudos que apresentaram propostas de ensino; Estudos que investigaram as dificuldades na resolução de problemas com os decimais; Estudos que investigaram os saberes e práticas dos professores sobre números decimais; e Estudos que investigaram sobre números decimais na matemática pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Como Citar

LOPES, T. B.; WIELEWSKI, G. D.; SÁ, P. F. de. Levantamento da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras sobre ensino e aprendizagem de números decimais no período de 1995 a 2015. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 110–125, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i4.1538. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1538. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)