Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.1529

Palavras-chave:

Ensino de Física, Recursos didáticos, Dinâmica, Dilatação térmica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Como Citar

SANTOS, B. M.; OLIVEIRA, V. C. M.; DE AMORIM, A. M. A.; DOS REIS, J. S. Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 315–329, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.1529. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1529. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa