Contextualização histórica dos estudos de faraday sobre eletricidade e matéria: contribuições para o Ensino de Ciências

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência, Michael Faraday, Matéria, Eletricidade

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar os constructos teóricos de Michael Faraday sobre a natureza elétrica da matéria e sua possível contribuição para o Ensino de Ciências através da Abordagem Contextual. Tal pesquisa nos forneceu elementos que resultaram em categorias que apontam para as influências externas na produção do conhecimento científico, dos mecanismos que teorizam a constituição da matéria e questões que permitem traçar uma relação entre composição da matéria e eletricidade. Os dados analisados evidenciam aproximações entre as ideias dos estudantes e as deste cientista em conjunto com seus contemporâneos. Logo, acreditamos na relevância da inserção da Abordagem Contextual no ensino deste tópico, uma vez que há a possibilidade de utilizar-se dessas ideias a fim de estabelecer relações com as mais variadas concepções dos estudantes, processo que pode favorecer a construção de uma visão mais coerente da Ciência e do significado e aplicação de suas teorias. 

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Publicado
2018-06-28
Como Citar
OLIVEIRA, E. S.; DOS REIS, N. A.; SILVA, E. L. DA. Contextualização histórica dos estudos de faraday sobre eletricidade e matéria: contribuições para o Ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 87-105, 28 jun. 2018.
Seção
Artigos Gerais