Buscando produções acadêmicas acerca do Ensino de Botânica: uma pesquisa de levantamento bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1524

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Produções Acadêmicas Brasileiras, Ensino com enfoque CTS

Resumo

Este trabalho buscou investigar e analisar o quanto a comunidade acadêmica desenvolve produções relacionadas a um Ensino de Botânica diferenciado sobretudo com o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e que favoreça a Alfabetização Científica dos estudantes. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre produções acadêmicas de Ensino de Botânica em uma base de dados no período entre 2012-2017. Verificou-se que há uma preocupação nas produções em melhorar o ensino de botânica, principalmente na Educação Básica, mas as produções ainda são poucas, especialmente as baseadas no ensino CTS. A maior parte das produções acadêmicas concentraram-se no Ensino Médio; as classificadas como pesquisa foram a maioria e predominaram em 2015. Em relação ao tipo de produção, os artigos completos publicados em revistas indexadas foram maioria. Seria interessante que a comunidade acadêmica investisse mais na criação de um instrumento facilitador do acesso a trabalhos referentes ao Ensino de Botânica, pois é essencial que sejam divulgados aos professores. Torna-se fundamental que essa produção continue a ser estimulada e que novos/diferentes trabalhos acadêmicos comecem, efetivamente, a provocar um Ensino de Botânica com finalidades renovadoras, como é a proposta do ensino com enfoque CTS para colaborar no processo de Alfabetização Científica, favorecendo a formação de sujeitos ativos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO. J. A. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 3-15, 2004.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação, 3ª. ed., Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Em: II SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO CTS. Anais..., p. 488-498, 2012.

GALVÃO, M. C. B. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Em: Laércio Joel Franco, Afonso Dinis Costa Passos. (Org.). Fundamentos de epidemiologia, 2ª. ed., São Paulo: Manole, p. -, 2010.

KINDEL, E. A. I. A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012.

KRASILCHIK, M., E MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania, 2ª. ed., São Paulo: Moderna, 2007.

MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.

SANTOS, F. S. A Botânica no Ensino Médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?. Em: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídio para aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 223-243, 2006.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007.

SILVA, L. M. Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para identificação de problemas da prática social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 219, p. 242-256, 2007.

SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 110-120, 2005.

SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de Botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 01, p. 67-80, 2006.

SOUZA, C. L. P., e KINDEL, E. A. I. (2014). Compartilhando Ações e Práticas Significativas para o Ensino de Botânica na Educação Básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p. 44-58.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

SOUZA, C. L. P. de; GARCIA, R. N. Buscando produções acadêmicas acerca do Ensino de Botânica: uma pesquisa de levantamento bibliográfico. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 54–69, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i3.1524. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1524. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos