A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Tamara Dias Domiciano Universidade Federal do Paraná.
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1521

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação de Professores, Estado da Arte, Educação em Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a produção científica acadêmica sobre CTS com foco na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa, do tipo estado da arte, se deu com base no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a partir da palavra chave “CTS”, resultando 738 trabalhos, desses analisou-se os que possuíam professores como participantes da pesquisa, somando 110 pesquisas, e em seguida, os que discutiam formação inicial, com um total de 42 teses e dissertações. As pesquisas analisadas eram voltadas para a prática em sala de aula, seguida de trabalhos sobre concepções de ciência e tecnologia. As teses e dissertações estudadas indicam as potencialidades da incorporação das discussões CTS na formação de professores, para uma percepção mais adequada de ciência e tecnologia, reflexão e criticidade dos docentes, melhoria da prática docente, estando socialmente comprometida com a formação integral dos alunos da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Dias Domiciano, Universidade Federal do Paraná.

Licencianda em Ciências pela UFPR e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 1–21, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1521. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1521. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos