A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras

  • Tamara Dias Domiciano Universidade Federal do Paraná.
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação de Professores, Estado da Arte, Educação em Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a produção científica acadêmica sobre CTS com foco na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa, do tipo estado da arte, se deu com base no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a partir da palavra chave “CTS”, resultando 738 trabalhos, desses analisou-se os que possuíam professores como participantes da pesquisa, somando 110 pesquisas, e em seguida, os que discutiam formação inicial, com um total de 42 teses e dissertações. As pesquisas analisadas eram voltadas para a prática em sala de aula, seguida de trabalhos sobre concepções de ciência e tecnologia. As teses e dissertações estudadas indicam as potencialidades da incorporação das discussões CTS na formação de professores, para uma percepção mais adequada de ciência e tecnologia, reflexão e criticidade dos docentes, melhoria da prática docente, estando socialmente comprometida com a formação integral dos alunos da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Dias Domiciano, Universidade Federal do Paraná.

Licencianda em Ciências pela UFPR e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Referências

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de ensino de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 3–32, 2013.

ARAÚJO, M. C. P. DE et al. Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, 2011.

AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AULER, D.; DELIZOICOV. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 5, n. 2, p. 337–355, 2006.

BARCELLOS, M. E. Conhecimento e currículo: problematizando a licenciatura em física. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013

BECKERT, E. S. W. O pensamento curricular de licenciando de Ciências/Biologia e suas implicações para a educação científica no limiar do século XXI. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2003.

BINATTO, P. F. A formação de professores em exercício na perspectiva do professor-pesquisador. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) — Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.

BUCCINI, D. M. Do planejamento à prática: a influência de um material didático na prática de um grupo de professores em formação em química. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

CACHAPUZ, A.; PAIXÃO, F.; LOPES, B.; GUERRA, C. Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências: linhas de pesquisa e o caso - Ciência-Tecnologia-Sociedade. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 27–49, 2008.

CHAGAS, T. R. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos Currículos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Universidades da Cidade de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade do Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.

CORRÊA, A. L. L.; ARAÚJO, M. S. T. Aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no mapeamento das produções acadêmicas sobre a educação profissional de nível técnico no âmbito das instituições federais de educação tecnológica. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, 2015.

CRUZ, V. W. Investigando indícios do engajamento de licenciandos em atividade de estudo sobre a orientação CTS na formação inicial de professores de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) — Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

DECONTO, D. C. S. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Metodologia do Ensino de Física: um estudo na formação de Professores à luz do referencial sociocultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

ESTEVES, S. A. Percepções acerca da ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em ciências biológicas tendo em vista os estudos CTS. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) — Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

FABRICIO, T. M. A cidade educadora e o enfoque CTS: articulações possíveis a partir dos professores de ciências em formação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

FAGUNDES, S. M. K. Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas ―estado da arte‖. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257–272, ago. 2002.

FERST, E. M. A abordagem CTS no ensino de Ciências Naturais: possibilidades de inserção nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCAmazônia, Humaitá, v. 11, n. 2, p. 276–299, 2013.

FERST, E. M. Relação CTS No contexto da formação inicial de professores no curso de pedagogia. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016.

FIGUEIREDO, J. A. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de ciências biológicas. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

FREITAS, L. M.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 3–25, 26 nov. 2015.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001.

HENRIQUE, A. E. L. Concepções de licenciandos em ciências biológicas sobre as inter-relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e a educação científica tecnológica (ECT) – reflexões a partir do enfoque crítico e intercultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) — Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

HUNSCHE, S. Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de física. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

LINSINGEN, I. V. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, Número Especial, p. 1-19, 2008.

LOPES, N. C.; ANDRADE, J. A. N. DE; QUEIRÓS, W. P. DE; SOUZA, R. R. DE; CARVALHO, W. L. P. DE. Tendências do movimento CTS em dois eventos nacionais na área de ensino de ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18. 2009. Vitória. Anais [...] Vitória: Sociedade Brasileira de Física, 2009.

MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e livros didáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13, n. 26, p. 5–21, 2017.

MIRANDA, E. M. Panorama das teses e dissertações brasileiras e portuguesas sobre educação ciência, tecnologia e sociedade. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, n. Especial, p. 2219–2224, 2013.

MOUTINHO, P. E. C. CTS e a modelagem matemática na formação de professores de física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

MÜNCHEN, S. A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de química. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

AFONSO NETO, C. J. O ensino colaborativo e o PIBID: aspectos da codocência na formação de professores de física. 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) — Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2014.

NASCIMENTO NETO, M. C. D. Percepções de licenciandos em física a respeito das inter-relações entre ciência-tecnologia-sociedade. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

FONSECA NETO, S. N. D. Educar pela pesquisa: as percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um Curso de Extensão. 2015. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) —Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

NUNES, C. D. B. No território das ideias sobre ciência, tecnologia e sociedade: formação inicial de professores para os anos iniciais escolares. 2015. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) — Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

OLIVEIRA, R. D. V. L. D. Ciência, tecnologia, sociedade e arte? Uma estratégia didática e o estudo de caso de sua contribuição na formação do professor como intelectual transformador. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) — Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2014.

OTTO, G. M. Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

PALACIOS, E. M. G.; LINSINGEN, I. V.; GALBARETE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; BAZZO, W. A.; LUJÁN, J. L.; PEREIRA, L. T. V.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDES, C. Introdução aos estudos CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade). Cadernos de Ibero-América: OEI, 2003.

PEZZO, M. R. Olhares de professores de ciências em formação sobre as mídias, sua inserção no ensino e a educação para as mídias. 2015. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

PINTO, J. A. Mudanças nas Crenças e Atitudes sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) identificadas a partir de uma Intervenção Pedagógica com Professores em Formação. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) — Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.

PITOLLI, A. M. S. A formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise a partir da visão de licenciandos de uma universidade pública. 2014. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

PRUDENCIO, C. A. V. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

RODRIGUEZ, A. S. M. Educação Química com enfoque CTS para a formação Cidadã: caminhos percorridos nas licenciaturas da UPN e da FURG (Colômbia-Brasil). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Porto Alegre, 2015.

ROSAS, C. E. T.; AZEVEDO, B. B.; CHRISPINO, A. Análise dos referenciais teóricos da área de CTS no Ensino de Ciências a partir das Teses brasileiras. TED: Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, v. Extraordiário, 2017.

ROZA, C. F. O enfoque CTS no ensino de Física: um estudo com estagiários da licenciatura em física. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

SANTOS, E. D. P. Concepções dos Licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS. 2015a.Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015a.

SANTOS, E. D. S. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. 2015bDissertação (Mestrado em Ciências) — Universidade de Franca, Franca, 2015b.

SANTOS, W. L. P. D. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109–131, 2008.

SCHMALL, A. V. Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SCHREINER, J. S. A avaliação da aprendizagem na perspectiva do movimento CTS: um estudo na formação inicial de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

SILVA, A. D. M. A licenciatura em química no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis: concepções, constituição e estrutura. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, B. H. D. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014a. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014a.

SILVA, D. J. R. E. Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes. 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2012.

SILVA, L. R. D. Contribuições de uma disciplina CTS para a qualidade da educação: um estudo de caso na formação inicial de professores. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Centro Federal de Educação Tecnológico Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, D. F. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de física. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

SILVA, M. A. A. D. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de química: explorando possibilidades. 2016. Dissertação (Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.

SILVA, M. D. D. A ambientalização curricular no curso de formação de professores de Ciências e Biologia na percepção dos licenciandos. 2014a. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014b.

SILVEIRA, P. M. B. A utilização do cinema no ensino de ciências sob a perspectiva CTS: desafios e dificuldades na formação inicial de professores. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

SORPRESO, T. P. Energia nuclear mediante o enfoque ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. Panorama das pesquisas pautadas por abordagens CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, ABRAPEC, 2009.

ZANDONAI, D. P. A Inserção da Química Verde no Curso de Licenciatura em Química do DQ-UFSCar: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

Publicado
2019-10-07
Como Citar
DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 1-21, 7 out. 2019.
Seção
Artigos Gerais