Oficina pedagógica de aprendizagem: uma proposta de ferramenta didática para museus de Ciências

Autores

  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Euzébio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Helaine Sivini Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1514

Palavras-chave:

Oficina pedagógica de aprendizagem, Educação não-formal científica, Aprendizagens amplas, Museus de Ciências, Nanociência e Nanotecnologia

Resumo

Um dos grandes desafios que permeiam a educação científica no âmbito da educação não-formal é a construção de estratégias que possibilitem a promoção de aprendizagens e saberes que não são comumente promovidos pelo ensino escolarizado. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar uma proposta de oficina pedagógica para o contexto da educação não-formal, visando o fomento de aprendizagens amplas, indo além da aprendizagem conceitual. Para tanto, estruturamos nossa pesquisa a partir da estruturação e validação de uma oficina pedagógica de aprendizagem desenvolvida através de indicadores sugeridos pelos Resultados Genéricos da Aprendizagem — GLOs, um arcabouço teórico e metodológico que busca analisar o impacto educativo de espaços não-formais de aprendizagem. Nossos resultados mostraram essa possibilidade de estratégia metodológica sendo deveras eficaz para a promoção de aprendizagens amplas para o âmbito da educação científica não-formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

MORAIS, C. S. de; NETO, J. E. S.; FERREIRA, H. S. Oficina pedagógica de aprendizagem: uma proposta de ferramenta didática para museus de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 204–222, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.1514. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1514. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos