Um episódio na experiência de ensinar Matemática

Autores

  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista
  • Rodolfo Masaichi Shintani Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1510

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Aprendizagem Matemática, Ensino de Funções Trigonométricas

Resumo

Neste texto apresentamos uma atividade desenvolvida no âmbito do Programa Institucional da Bolsa de Iniciação Docente (PIBID) com alunos de segundo ano do ensino médio. Na atividade discutimos aspectos do conteúdo matemático funções, mais especificamente gráficos de funções trigonométricas. O objetivo foi à análise do comportamento de tais funções a partir do estudo de seu gráfico. Escolhemos o software GeoGebra e enfatizamos as funções f (x) = sen (x) e g(x) = cos (x) questionando os alunos sobre sua variação em termos de amplitude, período, etc. A ênfase dada a esta atividade deve-se ao fato dela possibilitar aos alunos explorar a expressão gráfica ou o aspecto visual por meio de um software, colocando os estudantes em um ambiente de aprendizagem diferente do expositivo. Percebemos que, apesar das dificuldades relativas ao uso do laboratório e da ênfase em aspectos pouco explorados em sala de aula, os alunos foram capazes de deduzir propriedades matemáticas e de dialogarem sobre conteúdos matemáticos. Discutimos, no texto, o modo pelo qual os alunos exploram o comportamento dos gráficos e o significado que atribuem às variações percebidas. Os alunos declararam que a experiência foi relevante para compreender ideias matemáticas tratadas nas aulas teóricas.

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Referências

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

PAULO, R. M.; SHINTANI, R. M. Um episódio na experiência de ensinar Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 273–284, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1510. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1510. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos