Possibilidades de Insubordinação Criativa no Ensino de Estatística

Autores

  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1509

Palavras-chave:

Educação Estatística, PIBIC Jr, Investigação-ação, Insubordinação Criativa

Resumo

As ações de insubordinação criativa são atos políticos que ocorrem quando se rompe com regras preestabelecidas, visando obter progresso e mudanças na sociedade com foco na justiça social. Este texto visa relatar um projeto de pesquisa que buscou novas abordagens para ensinar Estatística, por meio de atividades de investigação, exploração, tratamento e análise de dados. Objetivou-se formar estudantes para produzirem informações atuando politicamente sobre problemas encontrados por eles no contexto escolar. A questão que conduziu a pesquisa foi: Como preparar estudantes para compreender conceitos estatísticos e produzir informações, ao invés de apenas consumi-las? A pesquisa envolveu dois alunos do ensino médio (Pibic-Jr) e os encontros foram videogravados de modo a produzir dados para a análise e comunicação. Os resultados mostram que ensinar Estatística a partir de uma ação política contribui para que os estudantes desenvolvam habilidades que não se restringem a leitura dos dados.

 

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

SOUZA, L. de O. Possibilidades de Insubordinação Criativa no Ensino de Estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 253–272, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1509. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1509. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos