O jogo Labirinto da Tabuada: uma experiência de Insubordinação Criativa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II

  • Elisangela Pavanelo Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Morano de Jesus Universidade Estadual Paulista
  • Higor Matheus da Silva Soares Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: PIBID, Educação Matemática, Insubordinação Criativa, Jogos no Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de uma experiência desenvolvida com alunos de uma turma de 9º Ano, de uma escola pública da zona rural de Guaratinguetá-SP. Esta experiência é parte do projeto PIBID, vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá. Em parceria de observação com a professora de Matemática da turma, se constatou a dificuldade dos alunos em relação às tabuadas e que tal dificuldade comprometia o aprendizado de outros conteúdos da grade curricular. Foi solicitado pela professora, aos licenciandos, participantes do PIBID, a ideia de um projeto que auxiliasse os alunos nesse sentido. Propomos então o material “Labirinto da Tabuada”, uma adaptação de um jogo eletrônico. Entendemos que atitudes como essa da professora, que procura desenvolver uma atividade diferenciada, mesmo se tratando de um conteúdo que não consta no plano daquele ano letivo e mais, que poderia ser considerado já apresentado aos alunos, se constitui um ato de insubordinação criativa, pois com esta ação promoveu uma aprendizagem na qual os estudantes atribuam significados ao conhecimento matemático. Com o desenvolvimento da atividade a professora procurou auxiliar os alunos, em relação a um conteúdo teoricamente simples, de maneira não discriminatória.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D’AMBRÓSIO, B.; LOPES, C. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro - SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

JOGO LABIRINTO DA TABUADA: Disponível em: <http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-labirinto-da-tabuada>. Acesso em: 20 de abril, 2017.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 21 de agosto, 2017.

GUTIERREZ, R. Mathematics teachers using creative insubordination to advocate for student understanding and robust mathematical identities. In: MARTINEZ, M.; CASTRO SUPERFINE, A. (Ed.). Proceedings of the 35th annual meeting of the North American Chapter of the Inter-national Group for the Psychology of Mathematics Education. 35th Chicago, IL: Proceedings… Chicago, IL: University of Illinois at Chicago, 2013.

LOPES, C, D’AMBRÓSIO, B. CORREÂ, S. A.; Insubordinação Criativa em Educação Matemática Promove a Ética e a Solidariedade. Zetetiké, Campinas - SP, v. 24, n. 3, set./dez. 2016.

MEC, CAPES. PIBID. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao- basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 20 de abril de 2017.

MOURA, M. O. O Jogo na Educação Matemática. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p062-067_c.pdf>. Acesso em: 27 de abril, 2017.

Publicado
2017-12-21
Como Citar
PAVANELO, E.; JESUS, F. M. DE; SOARES, H. M. DA S. O jogo Labirinto da Tabuada: uma experiência de Insubordinação Criativa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 4, p. 243-252, 21 dez. 2017.
Seção
Artigos Gerais