Invenção e descoberta na aula de Matemática: um projeto de ensino no 6o ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcos Antonio Gonçalves Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Luciana Parente Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Moema Gomes Moraes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1502

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Investigação Matemática, Dinâmica da aula de Matemática, Narrativas

Resumo

Esse artigo tem por objetivo relatar a experiência de um projeto de ensino, desenvolvido por um grupo de professores, em turmas de 6o anos do Ensino Fundamental, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), particularmente no tocante a metodologia de ensino desenvolvida, a saber, a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática. Tais metodologias fundamentam-se, principalmente, nos trabalhos de Polya (1978; 2006), Ponte (1998, 2003), Butts (1997) e Buriasco (1995), as quais os professores basearam-se para fazer adaptações para a sala de aula. Especificamente, o presente trabalho discute e propõe modos de estruturar a dinâmica da aula de matemática e o desenvolvimento das atividades e seus enunciados, de acordo com a proposta metodológica. Por fim, apresenta duas narrativas de aula, tomando-as como referência para refletir sobre a experiência do projeto e para avaliar os desafios do papel do professor, sobretudo a mediação pedagógica dentro de ambientes de descoberta e invenção, como os propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

GONÇALVES JÚNIOR, M. A.; ROCHA, L. P.; MORAES, M. G. Invenção e descoberta na aula de Matemática: um projeto de ensino no 6o ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 194–213, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1502. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1502. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos