Insubordinação Criativa nas escolas: Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1501Palavras-chave:
Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem de Matemática, GeoGebraResumo
O objetivo deste artigo é discutir atitudes de insubordinação criativa de dois professores de Matemática que participaram de cursos de extensão universitária, ofertados por um projeto temático. Esse projeto tem a colaboração de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, professores universitários e da Educação Básica. Ele vem sendo desenvolvido em seis regiões dentro do Estado de São Paulo. Nesse artigo, o contexto abordado se refere a duas delas, uma na região noroeste do estado e a outra na região do Vale do Paraíba, cujos cursos desenvolvidos são cenários de duas pesquisas de doutorado vinculadas a esse projeto, que seguem uma abordagem metodológica qualitativa. Os procedimentos metodológicos se pautaram na aplicação de atividades experimentais com um software dinâmico, videogravações, aplicação de questionários e diários de campo. A partir da análise dos dados aqui apresentados, conclui-se que a mobilização dos professores para utilizarem as tecnologias digitais, aliada ao apoio da gestão escolar ou de pesquisadores, podem propiciar o surgimento de aulas que oportunizam ao aluno desempenhar o papel central em seu processo de aprendizagem. Para tal, foi necessário que professores, gestores e pesquisadores desconsiderassem algumas diretrizes ou procedimentos, os quais apresentaram obstáculos para o desenvolvimento dessas aulas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro (SP), ano 21, n. 29, p. 99-129, 2008.
BAIRRAL, M. A. Materiais curriculares educativos online como uma estratégia ao desenvolvimento profissional em matemática. Zetetiké, v. 24, n. 45, p. 75-92, 2016.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4ª. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer. v. 39, 2005.
CHINELLATO, T. G. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP, 2014. Dissertação de Mestrado (Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014.
CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Gestão do Currículo de Matemática sob Diferentes Profissionalidades. Bolema, Rio Claro - SP, v. 28, n. 49, p. 601-620, 2014.
D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro - SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16ª ed., Campinas: Papirus, 2008.
FERNANDES, A. C. P.; VISEU, F. A. V. Os ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos do 9° ano na aprendizagem de Geometria. Em: Atas ProfMat, p. 1-13, 2011.
GEOGEBRA. Downloads. Disponível em: <https://www.geogebra.org/download>. Último acesso em 25.05.2017.
GEOGEBRA. GeoGebra tube. Disponível em: <https://www.geogebra.org/material/show/id/1303715> . Último acesso em 25.05.2017.
JAVARONI, S. L.; ZAMPIERI, M. T. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. In: Bolema, Rio Claro - SP, v. 29, n. 53, p. 998-1022, 2015.
OLIVEIRA, F. T. A inviabilidade do uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar: o que contam os professores de Matemática? 2014. Dissertação de Mestrado (Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014.
OSTA, I. Computer technology and the teaching of Geometry. In: Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21st century (New ICMI Study Series 5), p. 109-112, 1998.
PERALTA, P. F. Utilização das Tecnologias Digitais por Professores de Matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 119 f. 2015. Dissertação de Mestrado (Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.
ROSA, M.; PAZUCH, V.; VANINI, L. Tecnologias no ensino de Matemática: a concepção de cyberformação como norteadora do processo educacional. Em: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Lajeado – RS. Anais ... p. 1–17, 2012.
SÃO PAULO. Acessa Escola. 2016. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/acessa-escola>. Último acesso em 31.08.2017
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo. Caderno do professor. Matemática. Ensino Médio, v. 2, 2014.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Portaria CGRH-3 de 9 de abril de 2015. Cronograma e diretrizes para atribuição de carga horária de Professor Auxiliar e do Projeto de Apoio Escolar. Disponível em: <https://nps9000.wordpress.com/2015/04/10/portaria-cgrh-3-de-9-4-2015-doe-de-1042015- paa-2015/>. Último acesso em 31.08.2017.
SOUTO, D. L. Formação continuada on-line de professores de matemática: aspectos relativos ao design emergente de uma pesquisa. Em: Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 14, 2011. Anais... Campina Grande, p. 1-12, 2011.
SILVA, A.; CHINELLATO, T. G.; ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L. A inserção dos computadores nas aulas de matemática: perspectivas a partir de um estudo na cidade de Rio Claro. Em: II Congresso Nacional de formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. Anais... [s.n.], 2014.
ZAMPIERI, M. T.; CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. O projeto Mapeamento e a Insubordinação Criativa para o uso das tecnologias. Em: I International Conference of Creative Insubordination (ICOCIME). Anais... 2017.
ZAMPIERI, M. T.; CHINELLATO, T. G. JAVARONI, S. L. Tecnologias digitais nas aulas de matemática: reflexões emergentes na formação continuada de professores. Em: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo/Brasil. Anais: Conexões entre a prática docente e a pesquisa em Educação Matemática. [s.n.]. p. 1–9, 2017.
ZAMPIERI, M. T.; CHINELLATO, T. G. JAVARONI, S. L. SILVA, J. C. S. O uso das TIC nas aulas de Matemática: peculiaridades do Brasil, de Portugal e da França. Em: CIEMeLP: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra. Anais... 2015.
ZAMPIERI, M. T.; CHINELLATO, T. G. JAVARONI, S. L.; SILVA, J. C. Formação continuada em ambientes de geometria dinâmica e seu impacto em sala de aula. Em: XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM). Anais... Porto, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.