Insubordinação Criativa: grupo de discussão Currículo e Avaliações

Autores

  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela Félix Brião Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1499

Palavras-chave:

Insubordinação Criativa, Educação Matemática, Justiça Social

Resumo

A insubordinação criativa no âmbito da Educação Matemática é um campo recente de estudos, que tem se consolidado de forma promissora. No Brasil, na cidade de São Paulo, ocorreu em 2017 a 1st International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education (ICOCIME). Além de workshops, palestras e apresentação de pôsteres, os trabalhos foram divididos em cinco grupos de discussão (GD) para estudar temáticas e vertentes a partir da Insubordinação Criativa. Este texto aborda o trabalho de dois deles, que discutem a Insubordinação Criativa no currículo e nas avaliações: sem estipular quadros teóricos, conceitos, delimitações ou generalizações, busca-se analisar e compreender o conteúdo das discussões nesses grupos; apresentam-se indagações que ali emergiram e faz-se uma análise com uma perspectiva filosófica.  Além de falas que ocorreram durante as discussões, apresentam-se contextos, leituras e interpretações e relatam-se conflitos cognitivos que potencialmente podem subsidiar novas investigações. O resultado procura estabelecer paradigmas no cerne da tentativa de compreender a Insubordinação Criativa como objeto de estudo científico.

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Referências

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

SOUZA, L. de O.; BRIÃO, G. F. Insubordinação Criativa: grupo de discussão Currículo e Avaliações. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 147–156, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1499. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1499. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos