Entre redes, teias e fios: pensando e ensinando Matemática nos Anos Iniciais
Resumo
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: SEC/SEF, 1997.
CRIAR. In: Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos, 2017. Disponível em: <:http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=criar>. Acesso em: 09 ago. 2017.
D’AMBROSIO, B. S. A subversão responsável na constituição do educador matemático. In: Encuentro Colombiano de Matemática Educativa, 16., 2015, Bogotá. Memorias del Encuentro Colombiano de Matemática Educativa... Bogotá, p. 1- 8, 2015.
D’AMBRÓSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.
FRANK, M. Problemas com cálculo de tempo. 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/961/problemas-com-calculo-de-tempo>. Acesso em: 09. ago. 2017.
GUTIÉRREZ, R. Why (Urban) Mathematics Teachers Need Political Knowledge. Journal of Urban Mathematics Education, v. 6, n. 2, p. 7–19, dez. 2013.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Tradução do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (sob a coordenação de Maria Sophia Zanotto e Vera Maluf). Campinas: Mercado de Letras, 2002.
SÃO PAULO. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo Anos Iniciais do Ensino Fundamental Matemática (versão preliminar): Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB. São Paulo: Secretaria da Educação, 2014. Disponível em:< http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf>. Acesso em 18 jul. 2015.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.
VASCONCELOS, C. C. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. 2015, 28 p. Notas de Aula.