Da investigação e suas desconstruções ou quando as ações de uma criança são identificadas como insubordinação

Autores

  • Luzia Aparecida Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vivian Nantes Muniz Franco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1495

Palavras-chave:

Pesquisa, Narrativas Infantis, Insubordinação Criativa

Resumo

Este trabalho apresenta algumas percepções e considerações acerca de uma entrevista realizada como um primeiro movimento de uma pesquisa de mestrado que busca compreender como as crianças espacializam a escola na Educação Infantil e de que modo significam a matemática neste espaço por meio da construção de narrativas com crianças de 4 e 5 anos. Inicialmente foram mobilizados procedimentos da História Oral, na perspectiva de construir fontes históricas a partir de situações de entrevista. O movimento tem se dado na direção de construir e analisar narrativas e suas contribuições para se pensar a temática da pesquisa e a própria ação de pesquisar. A partir de uma entrevista realizada com o Francisco, de 4 anos, trazemos algumas reflexões com as quais pretende-se tratar de aspectos teóricos e metodológicos que permeiam uma pesquisa dessa natureza, assim como, olhar para como a entrevista com uma criança nos atravessa enquanto pesquisadores e pode nos ensinar sobre insubordinação e/ou movimento investigativo.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

SOUZA, L. A.; FRANCO, V. N. M. Da investigação e suas desconstruções ou quando as ações de uma criança são identificadas como insubordinação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 80–90, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1495. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1495. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos