Aulas de Cálculo Diferencial e Integral organizadas a partir de episódios de resolução de tarefas: um convite à Insubordinação Criativa

  • Alan Franco Couto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maycon Odailson dos Santos da Fonseca Secretaria Estadual de Educação
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Episódios de Resolução de Tarefas, Recursos Tecnológicos, Ambiente de Aprendizagem, Insubordinação Criativa

Resumo

Inspirados no conceito de insubordinação criativa, neste artigo apresentamos uma caracterização do nosso trabalho em ambientes de aprendizagem organizados por meio de episódios de resolução de tarefas. Relatamos, a partir de uma análise quantitativa e brevemente qualitativa dos resultados obtidos das resoluções apresentadas por estudantes ingressantes em turmas de cursos de engenharia de uma universidade federal, a “história” de evolução de uma das tarefas que compõem nosso ambiente. Na análise desse processo de refinamento da tarefa, com base nas reflexões dos pesquisadores, identificamos que a proposta de formulação de tarefas do tipo aberto-controlada mostrou-se mais promissora, considerando as condições reais de nosso ambiente de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J. C.; OLIVEIRA, A. M. P. Por que a pesquisa de desenvolvimento na Educação Matemática? Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 526-546, 2015.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 45-73, 2015.

COUTO, A. F.; TREVISAN, A. L.; FONSECA, M. O. S. Análise de uma tarefa envolvendo o uso de um aplicativo do GeoGebra Tube no ensino de função exponencial. In: Congresso Brasileiro do Geogebra, 1., 2016a, Natal. Anais... Rio Grande do Norte: Edufersa, p. 55-59, 2016a.

COUTO, A. F.; TREVISAN, A. L.; FONSECA, M. O. S. Análise de uma tarefa investigativa proposta a estudantes de Cálculo por meio de questões do tipo 'aberto-controladas'. In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, SEA, 3., 2016b, Londrina. Anais... Londrina: Editora da UTFPR, p. 1-9, 2016b.

COUTO; A. F.; TREVISAN, A.L. Cálculo Interativo: um ambiente de suporte às aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Hipátia: Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, 2017. No prelo.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, v. 29, n. 51, p.1-17, 2015.

LITHNER, J. A research framework for creative and imitative reasoning. Educational Studies in Mathematics, v. 67, n. 3, p. 255–276, 2008.

MOREIRA, C. B.; GUSMÃO, Tania C. R. S.; MOLL, Vicenç Font. O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil. Perpectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 796-807, 2016.

PALHA, S.; DEKKER, R.: GRAVEMEIJER, K. The effect of shift-problem lessons in the mathematics classroom. Internacional Journal of Science and Mathematics Education. Ministry of Science and Technology, Taiwan, v. 13, p. 1589-1623, 2015.

RAMOS, N. S.; FONSECA, M. O. S.; TREVISAN, A. L. Ambiente de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral pautados em episódios de resolução de tarefas. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, SINECT, 5., 2016, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: Editora da UTFPR, p. 1-11, 2016.

REIS, F. S. Rigor e intuição no ensino de cálculo e análise. In: FROTA, Maria Clara Rezende e NASSER, Lilian. Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisa e debates. Recife: SBEM, p. 81-97, 2009.

TREVISAN, A. L.; BORSSOI, A. H.; ELIAS, H. R. Delineamento de uma Sequência de Tarefas para um Ambiente Educacional de Cálculo. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIPEM, 6., 2015, Pirinópolis/GO. Anais... Brasília: SBEM, p. 1-12, 2015.

TREVISAN, A.L.; MENDES, M. T. Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? E limite, no final? Uma proposta para organizar um curso de Cálculo. Educação Matemática Pesquisa, 2017. No prelo.

VALLEJO, C. A. C.; PLUVINAGE, F. Cálculo y Tecnología. El cálculo y su enseñanza, Cinvestav del Instituto Politécnico Nacional – México, p. 1-15, 2009.

WATSON, A; OHTANI, M; AINLEY, J.; FRANT, J. B.; DOORMAN, M.; KIERAN, C.; LEUNG, A.; MARGOLINAS, C.; SULLIVAN, P.; THOMPSON, D.; YANG, Y. Task Design in Mathematics Education. MARGOLINAS, C et al. (Eds.). Proceedings... ICMI, 22. Oxford: ICMI, p. 9-16, 2013.

Publicado
2017-12-21
Como Citar
COUTO, A. F.; FONSECA, M. O. DOS S. DA; TREVISAN, A. L. Aulas de Cálculo Diferencial e Integral organizadas a partir de episódios de resolução de tarefas: um convite à Insubordinação Criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 4, p. 50-61, 21 dez. 2017.
Seção
Artigos Gerais