Aulas de Cálculo Diferencial e Integral organizadas a partir de episódios de resolução de tarefas: um convite à Insubordinação Criativa
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1493Palavras-chave:
Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Episódios de Resolução de Tarefas, Recursos Tecnológicos, Ambiente de Aprendizagem, Insubordinação CriativaResumo
Inspirados no conceito de insubordinação criativa, neste artigo apresentamos uma caracterização do nosso trabalho em ambientes de aprendizagem organizados por meio de episódios de resolução de tarefas. Relatamos, a partir de uma análise quantitativa e brevemente qualitativa dos resultados obtidos das resoluções apresentadas por estudantes ingressantes em turmas de cursos de engenharia de uma universidade federal, a “história” de evolução de uma das tarefas que compõem nosso ambiente. Na análise desse processo de refinamento da tarefa, com base nas reflexões dos pesquisadores, identificamos que a proposta de formulação de tarefas do tipo aberto-controlada mostrou-se mais promissora, considerando as condições reais de nosso ambiente de trabalho.
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