A pesquisa narrativa autobiográfica de uma professora de Matemática: aproximações com a Insubordinação Criativa

Autores

  • Gabriela Félix Brião Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1492

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa Autobiográfica, Formação de Professores Professores, Educação Matemática, Narrativas de Vida de Professores

Resumo

Este trabalho é um recorte de minha tese de doutorado. Na pesquisa, busco compreender as minhas práticas docentes, resgatando inúmeros relatos de vida e entrelaçando-os em uma história de vida de uma professora de matemática. Durante a jornada autobiográfica me deparei com auto-insubordinações criativas, contradições vivas e contra-memórias misturados em múltiplos eus-professores que se afirmavam construtivistas. Trago a arquitetura da narrativa, na qual a aprendizagem é seu fio condutor. Esta é uma jornada de empodeiramento e formação que me levou a uma reflexão mais profunda sobre a minha identidade docente. Pesquisas assim contribuem para a ressignificação da docência ao pensar com histórias sobre o tornar-se professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Félix Brião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Matemática pelo Impa e doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Trabalha desde 2006 no Departamento de Matemática e Desenho na UERJ.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

BRIÃO, G. F. A pesquisa narrativa autobiográfica de uma professora de Matemática: aproximações com a Insubordinação Criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 31–49, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1492. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1492. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos