Uma referência para a elaboração de saberes docentes a partir da observação e da reflexão de dificuldades e de erros sobre números inteiros relativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1482

Palavras-chave:

Número inteiro relativo, Ensino e aprendizagem, Formação de professores de Matemática

Resumo

Neste artigo são apresentados e analisados erros e dificuldades relatados por licenciandos de Matemática, de uma universidade pública paulista, sobre o conceito de Números Inteiros Relativos, a partir de suas vivências didático-pedagógicas nos estágios supervisionados realizados em escolas da Educação Básica. Os resultados encontrados subsidiam o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa na qual pressupomos que essa análise inicial se constitua uma referência para a elaboração de saberes docentes, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de NIR. A potencialidade dessa análise, para a elaboração de saberes docentes sobre Números Inteiros Relativos, tem origem em respostas a questões que se apresentam fundamentais para a elaboração desses saberes e que podem ser o caminho para a ressignificação das operações de Adição e Multiplicação, a partir das propriedades dos Números Naturais e dos Números Inteiros, bem como para a ciência da origem de regras sinais e de suas diferenciações em operações com esses últimos.

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Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliverira, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp de Presidente Prudente-SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora das disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado junto ao curso de Licenciatura em Matemática da Unesp de Presidente Prudente-SP.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

OLIVERIRA, R. G. de. Uma referência para a elaboração de saberes docentes a partir da observação e da reflexão de dificuldades e de erros sobre números inteiros relativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 318–332, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1482. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1482. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos