Tensões conceituais e procedimentais nos discursos dos alunos durante as atividades experimentais de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1481

Palavras-chave:

Tensões nos discursos, Tensões conceituais, Tensões procedimentais, Laboratório didático, Experimentação em ensino de Física

Resumo

O conceito de Tensão nos Discursos foi elaborado por Andréia Oliveira com base na teoria dos códigos de Basil Bernstein e estabelece que as descontinuidades entre os diferentes discursos observados na prática educacional são marcadas pelas contradições, rupturas e dilemas gerados pelos espaços que separam as categorias de discursos especializados presentes nas diferentes disciplinas escolares. Essas Tensões tendem a se manifestar durante a realização de atividades experimentais de Física, de modo que esta pesquisa objetivou identificar e caracterizar as Tensões Conceituais e Procedimentais nos discursos dos estudantes quando realizam essas atividades empregando roteiro fechado e estruturado. A metodologia utilizada foi qualitativa e se constituiu em analisar as transcrições dos áudios gravados durante a realização de alguns experimentos no laboratório didático de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

CAMPOS, L. da S.; ARAÚJO, M. S. T. de. Tensões conceituais e procedimentais nos discursos dos alunos durante as atividades experimentais de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 223-242, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.1481. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1481. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>