Tensões conceituais e procedimentais nos discursos dos alunos durante as atividades experimentais de Física
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1481Palavras-chave:
Tensões nos discursos, Tensões conceituais, Tensões procedimentais, Laboratório didático, Experimentação em ensino de FísicaResumo
O conceito de Tensão nos Discursos foi elaborado por Andréia Oliveira com base na teoria dos códigos de Basil Bernstein e estabelece que as descontinuidades entre os diferentes discursos observados na prática educacional são marcadas pelas contradições, rupturas e dilemas gerados pelos espaços que separam as categorias de discursos especializados presentes nas diferentes disciplinas escolares. Essas Tensões tendem a se manifestar durante a realização de atividades experimentais de Física, de modo que esta pesquisa objetivou identificar e caracterizar as Tensões Conceituais e Procedimentais nos discursos dos estudantes quando realizam essas atividades empregando roteiro fechado e estruturado. A metodologia utilizada foi qualitativa e se constituiu em analisar as transcrições dos áudios gravados durante a realização de alguns experimentos no laboratório didático de Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.