A temática soluções nas histórias em quadrinhos: análise de uma atividade desenvolvida com estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5.1478

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de Química, Sequência Didática, Recurso Didático

Resumo

No presente estudo, analisamos a elaboração e o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Curitiba/PR no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa se configura como participante de caráter qualitativo. As fontes de dados foram os registros dos licenciandos sobre o cotidiano da pesquisa, as três HQs produzidas pelos estudantes sobre o tema “soluções”, e as respostas ao questionário sobre a inserção do material nas aulas de Química, as quais foram analisadas mediante elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as HQs favoreceram o desenvolvimentoconceitual, cognitivo e socioeducativo em sala, além de ser uma estratégia promissora para a abordagem de conceitos científicos correlacionados ao cotidiano dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Kundlatsch, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Bauru - SP

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Bauru - SP

ORCID: 0000-0003-4353-3125

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná – Curitiba - PR

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Química e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – Curitiba/ PR 

ORCID: 0000-0002-6261-1662

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CABELLO, K. S.; MORAES, M. O. Educação e Divulgação Científica de Hanseníase: Histórias em Quadrinhos para o Ensino da Doença. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2001, Bauru. Atas... ABRAPEC: Bauru, 2005.

CAHK, M.; AYAS, A. A cross-age study on the understanding of chemical solutions and their componentes. International Education Journal, v. 6, n. 1, p. 30-41, 2005.

CARMO, M. P.; MARCONDES, M. E. R. Abordando Soluções em Sala de Aula – uma Experiência de Ensino a partir das Idéias dos Alunos. Química Nova na Escola, v. 28, n. 1, p. 37- 41, 2008.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M.C.O. Ensino não-formal no campo das Ciências através dos quadrinhos. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 33-35, 2005.

CARUSO, F.; FREITAS, N. Física moderna no ensino médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 2, p. 355-366, 2006.

CAVALCANTE, K. S. B.; SILVA, F. C.; MACIEL, A. P.; LIMA JÚNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. S.; SANTOS, P. J. C.; PINHEIRO, A. E. P. Educação Ambiental em Histórias em Quadrinhos: recurso didático para o Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2001.

CORRÊA, A. D.; ROÇAS, G.; LOPES, R. M.; ALVES, L. A. A utilização de uma História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos. Alexandria, v. 9, n. 1, p. 83-102, 2016.

CRUZ, T. M. G. S; MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. H’- Química – O uso dos quadrinhos para o Ensino de Radioatividade. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2013.

ECHEVERRÍA, A. R. Como os estudantes concebem a formação de soluções. Química Nova na Escola, v. 3, n. 1, p. 15-18, 1996.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GAMA, E, J. S. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152- 172, 2017.

GOMES, M. G. Confecção de Histórias em Quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio. REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 28-38, 2017.

GONÇALVES, R.; MACHADO, D. M. Cómics: investigación de conceptos y de términos paleontológicos, y uso como recurso didáctico en la educación primaria. Enseñanza de las Ciências, v. 23, n. 2, p. 263-274, 2005.

GONZÁLEZ-ESPADA, W. J. Integrating physical science and the graphic arts with scientifically accurate comic strips: rationale, description, and implementation. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 1, p. 58-66, 2003.

IWATA, A. Y; LUPETTI, K. O. Histórias de vidro em quadrinhos: O ensino e a divulgação científica de conceitos sobre o vidro. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 75-92, 2017.

KAMEL, C. R. L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 2006.

KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em Quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

LEITE, B. S. Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química: Propostas de Licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 58-74, 2017.

LIMA, M. C. B.; CARVALHO, A. M. P.; GONÇALVES, M. E. R. A Escrita e o Desenho: instrumentos para análise da evolução dos conhecimentos físicos. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 15, n. 3, p. 223-242, 1998.

LINSINGEN, L. Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de Ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, p. 1-9, 2007.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química Professores/Pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2003.

MENDONÇA, M. R. S. Ciência em Quadrinhos: recurso didático em cartilhas educativas. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2008.

PEREIRA. M. L. D’A. A.; OLENKA, L.; OLIVEIRA, P. E. D. F. Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 33, n. 3, p. 896-926, 2016.

PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. 2009.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-19, 2010.

SILVA, E; P.; COSTA, A. B. S. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Naúsea no Ensino da Teoria Evolutiva. Alexandria, v. 8, n. 2, p. 163-182, 2015.

SOARES, A. H. M. A química e a imagem da ciência e dos cientistas na banda desenhada: uma análise de livros de B. D. e de opiniões e interpretações de investigadores, professores de C. F. Q. e alunos do 3º ciclo. 2004. 313 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade de Minho, Braga. 2004.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013.

SOUZA, E. O. R.; VIANNA, D. M. Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 31, n. 3, p. 601- 613, 2014.

SOUZA, F. N. Perguntas dos Estudantes e Aprendizagem de Conceitos em Química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas... ABRAPEC: Campinas, 2011.

MÁRQUEZ, C., IZQUIERDO, M. e ESPINET, M., Comunicación multimodal en la classe de ciencias: El ciclo del agua. Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 3, p. 371-386, 2003.

TESTONI, L. A. UM CORPO QUE CAÍ: As Histórias em Quadrinho no Ensino de Física. 2004. 158f. Dissertação (Mestrado em Física) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, p. 31-64, 2008.

VERGUEIRO, W. Uso das HQS no Ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, p. 7-30, 2008.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na Educação: da rejeição a prática. São Paulo: Contexto, p. 9-42, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

KUNDLATSCH, A.; SILVEIRA, C. A temática soluções nas histórias em quadrinhos: análise de uma atividade desenvolvida com estudantes do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 36–55, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i5.1478. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1478. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos