Aspectos conceituais e matematizados no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.1456

Palavras-chave:

Ensino de Física, Importância da Física, Aprendizagem, Motivação

Resumo

 

 

 

Este artigo apresenta como são trabalhados os conceitos físicos e as aplicações matemáticas na física no município de Tefé, interior do estado do Amazonas. Para isso, foram analisadas duas escolas públicas, totalizando 103 alunos. O método utilizado teve a intenção de mostrar a opinião dos alunos sobre a importância de se estudar física, se encontram dificuldades na hora de usar a matemática na física e se conseguem, através dos conceitos físicos, relacioná-la com o seu cotidiano. Os resultados mostraram, em sua maioria, a dificuldade dos estudantes de relacionar os conceitos escolares com seu cotidiano, atribuindo a importância a física apenas para concursos e vestibulares. O que se viu nas escolas pesquisadas é um ensino de física mais voltado para os cálculos, em que os professores não a relacionam com o cotidiano e nem procuram meios para motivar os alunos a estuda-la. Por fim, indica-se que a visão conceitual deve ser bem trabalhada nas escolas a fim de gerar habilidades as quais ajudarão os alunos a compreender e a identificar onde a física pode ser encontrada e a sua importância para no cotidiano

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

SILVA, A. S. de M.; ALMEIDA, W. A. de; SOUZA, S. S. de. Aspectos conceituais e matematizados no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 20–36, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.1456. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1456. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos