Aspectos conceituais e matematizados no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.1456Palavras-chave:
Ensino de Física, Importância da Física, Aprendizagem, MotivaçãoResumo
Este artigo apresenta como são trabalhados os conceitos físicos e as aplicações matemáticas na física no município de Tefé, interior do estado do Amazonas. Para isso, foram analisadas duas escolas públicas, totalizando 103 alunos. O método utilizado teve a intenção de mostrar a opinião dos alunos sobre a importância de se estudar física, se encontram dificuldades na hora de usar a matemática na física e se conseguem, através dos conceitos físicos, relacioná-la com o seu cotidiano. Os resultados mostraram, em sua maioria, a dificuldade dos estudantes de relacionar os conceitos escolares com seu cotidiano, atribuindo a importância a física apenas para concursos e vestibulares. O que se viu nas escolas pesquisadas é um ensino de física mais voltado para os cálculos, em que os professores não a relacionam com o cotidiano e nem procuram meios para motivar os alunos a estuda-la. Por fim, indica-se que a visão conceitual deve ser bem trabalhada nas escolas a fim de gerar habilidades as quais ajudarão os alunos a compreender e a identificar onde a física pode ser encontrada e a sua importância para no cotidiano
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