Alfabetização Científica e as visões deformadas no ensino de ciências: Algumas reflexões sobre os discursos dos professores de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.1407

Palavras-chave:

alfabetização científica, visões deformadas, necessidades formativas

Resumo

A presença de experiências e identidade com o espírito científico contribui para a aprendizagem no ensino de ciências. Porém, na sala de aula parece existir dificuldades em se estabelecer um ensino de significado e identidade entre os alunos. Existem vertentes no ensino que estudam possibilidades para se promover isso, bem como a detecção dos aspectos que atrapalhem a aprendizagem do conhecimento científico. Entre tais perspectivas está a alfabetização científica, a qual se atém a propor ações que fomentem a identidade do aluno ao conhecimento em trâmite. Possivelmente, o alcance da alfabetização científica em sala passe pela reflexão e identificação das visões sobre ciência que agem como deformações conceituais, contribuindo para o distanciamento da alfabetização científica. Esta pesquisa buscou identificar as concepções sobre alfabetização científica e as visões deformadas entre professores de física. Acredita-se que essas discussões sejam importantes para que o alcance da alfabetização científica entre os alunos e a desconstrução de percepções ingênuas sobre a ciência. Foi possível concluir que, entre as possibilidades para o rompimento das visões deformadas sobre ciências, e logo, o alcance de ações produtivas próximas aos vieses alfabetizadores de ciência esteja o alcance do cumprimento das necessidades formativas entre os professores de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Peres Ramos, UTFPR

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá;

Adriana da Silva Fontes, UTFPR

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Michel Corci Batista, UTFPR

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Como Citar

RAMOS, F. P.; DANHONI NEVES, M. C.; FONTES, A. da S.; BATISTA, M. C. Alfabetização Científica e as visões deformadas no ensino de ciências: Algumas reflexões sobre os discursos dos professores de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1–15, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.1407. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1407. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos