Dificuldades e avanços na utilização de roteiros investigativos: a prática investigativa na prática

Autores

  • Laudileni Olenka Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1395

Palavras-chave:

Experimentos investigativos, Ensino de Física, Formação docente

Resumo

A prática de laboratório vem se estabelecendo nas atividades docentes, entretanto faz se necessário que seja trabalhada de forma mais investigativa, apresentando “situações problemas” com liberdade de investigação, favorecendo a reflexão dos alunos para a correta interpretação dos resultados. Para os graduandos de licenciatura em física, trabalhar com essa metodologia pode ser um desafio a ser superado na sua formação docente, pois também no ensino superior não estão familiarizado com metodologias num contexto mais investigativo. Neste trabalho, visando à formação de graduandos de licenciatura em física, discutimos possíveis recursos para trabalhar com roteiros investigativos nos experimentos de física e apontamos algumas dificuldades na utilização dessa metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudileni Olenka, Universidade Federal de Rondônia

Departamento de Física. Núcleo de Ciências Exatas e da Terra.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

OLENKA, L. Dificuldades e avanços na utilização de roteiros investigativos: a prática investigativa na prática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 119–130, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1395. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1395. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos