Indícios de Insubordinação Criativa na tese de doutorado de Beatriz D’ambrosio: dinâmicas e as consequências do movimento da Matemática Moderna na Educação Matemática do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1389Palavras-chave:
Insubordinação Criativa, Matemática Moderna, Currículo, Educação MatemáticaResumo
Este texto apresenta um estudo da tese de doutorado da professora Beatriz Silva D’Ambrosio, apresentada em 1987, à Faculdade de Filosofia da Indiana University Bloomington/Estados Unidos, para obtenção do título de doutora em Filosofia. Busca-se evidenciar os indícios de aproximação com as ideias de insubordinação criativa em sua pesquisa, quando a autora analisou o processo de transferência do currículo da Matemática Moderna de países da América do Norte e da Europa para o Brasil. Na contextualização do trabalho D’Ambrosio apresenta uma reflexão sobre a dependência dos países menos desenvolvidos em relação a países desenvolvidos (na produção e divulgação do conhecimento), a realidade educacional nestes países menos desenvolvidos e a comunicação das inovações de países desenvolvidos para os menos desenvolvidos. A partir de entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica, a autora organiza e discute os dados coletados em dez grandes temas. Baseada nestas discussões, a autora apresenta suas conclusões relacionadas à dinâmica do movimento da matemática moderna no Brasil e finaliza indicando onze recomendações importantes para momentos de discussão, formulação e implementação de políticas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.