Indícios de Insubordinação Criativa na tese de doutorado de Beatriz D’ambrosio: dinâmicas e as consequências do movimento da Matemática Moderna na Educação Matemática do Brasil

Autores

  • Josane Geralda Barbosa Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1389

Palavras-chave:

Insubordinação Criativa, Matemática Moderna, Currículo, Educação Matemática

Resumo

Este texto apresenta um estudo da tese de doutorado da professora Beatriz Silva D’Ambrosio, apresentada em 1987, à Faculdade de Filosofia da Indiana University Bloomington/Estados Unidos, para obtenção do título de doutora em Filosofia. Busca-se evidenciar os indícios de aproximação com as ideias de insubordinação criativa em sua pesquisa, quando a autora analisou o processo de transferência do currículo da Matemática Moderna de países da América do Norte e da Europa para o Brasil. Na contextualização do trabalho D’Ambrosio apresenta uma reflexão sobre a dependência dos países menos desenvolvidos em relação a países desenvolvidos (na produção e divulgação do conhecimento), a realidade educacional nestes países menos desenvolvidos e a comunicação das inovações de países desenvolvidos para os menos desenvolvidos. A partir de entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica, a autora organiza e discute os dados coletados em dez grandes temas. Baseada nestas discussões, a autora apresenta suas conclusões relacionadas à dinâmica do movimento da matemática moderna no Brasil e finaliza indicando onze recomendações importantes para momentos de discussão, formulação e implementação de políticas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Josane Geralda Barbosa, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

BARBOSA, J. G. Indícios de Insubordinação Criativa na tese de doutorado de Beatriz D’ambrosio: dinâmicas e as consequências do movimento da Matemática Moderna na Educação Matemática do Brasil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 133-146, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1389. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1389. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos