Oficina iniciação à Química na cozinha e as concepções de Natureza da Ciência de estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1388Palavras-chave:
Habilidades Científicas, Interdisciplinar, Oficina, Natureza da CiênciaResumo
Estudos têm apontado que o ensino difundido nas escolas tem gerado concepções simplistas de natureza da ciência. Investigamos a potencialidade da Oficina Pedagógica Interdisciplinar Iniciação à Química na Cozinha para o desenvolvimento das Concepções de Natureza da Ciência (CNC) de onze estudantes do Ensino Fundamental. Essa oficina buscou trabalhar o desenvolvimento de habilidades científicas junto aos estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário com afirmativas em escala likert, aplicado no início e ao final da oficina. Observamos que houve evolução nas CNC da maioria deles. Verificamos que esse avanço se deu principalmente nas questões que tratavam sobre como é produzido o conhecimento científico, além de numa questão que tratava da confiabilidade do conhecimento científico.