As concepçoes de professores de Quimica das escolas centros de excelencia de Aracaju/SE sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • Aldirene Pinheiro Santos Secretaria de Educação do Estado de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1371

Palavras-chave:

ProEMI, Relações CTS, Questionário VOSTS, Concepções de Professores

Resumo

A abordagem CTS tem sido apontada como uma alternativa inovadora e eficaz em relação aos problemas enfrentados no ensino de ciências. Neste contexto, o presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que visa apresentar e discutir os resultados obtidos sobre as concepções que os professores de Química que lecionam nas escolas de tempo integral, denominadas Centros Médios Experimentais e que também fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), da cidade de Aracaju/SE, apresentam sobre Ciência, Tecnologia, e Sociedade e suas inter-relações. A pesquisa tem abordagem qualitativa e como coleta de dados foi aplicado aos professores o questionário VOSTS (Views on Science-Tecnology-Society), na versão abreviada adaptada por Canavarro (2000). As respostas obtidas dos professores foram analisadas segundo categorias descritas como realistas, aceitáveis e ingênuas. De modo geral, os professores de Química pesquisados apresentam visões realistas ou aceitáveis sobre as concepções de ciência, tecnologia, e sociedade e suas inter-relações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Como Citar

SANTOS, A. P. As concepçoes de professores de Quimica das escolas centros de excelencia de Aracaju/SE sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 58–77, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i4.1371. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1371. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos