Concepção dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre a influência dos fatores ambientais no aparecimento do Aedes Aegypti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1369

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de Professor, Aedes Aegypti

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer a concepção dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre a influência dos fatores ambientais no ressurgimento do mosquito Aedes aegypti. Para tanto, aplicou-se um questionário composto por 11 questões dissertativas e de múltipla escolha sobre a relação ambiente e saúde e a importância da Educação Ambiental para o controle de vetores de doenças a um grupo de 16 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A análise das questões mostra que muitos alunos possuem concepção baseada no senso comum, ou informação veiculadas pela mídia quando o assunto é Aedes aegypti e fatores ambientais o que pode ser explicado pelo fato de alguns estudantes não se identificarem com a temática ou acreditarem que as informações passadas pelos veículos de comunicação sejam suficientes. Sobre a importância da Educação Ambiental para diminuir a proliferação do mosquito vetor e melhorar a qualidade do ambiente onde vivemos, estes se mostram favoráveis a inserção dessa temática nas aulas de Ciências e Biologia. Isso deve-se principalmente ao perfil do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, por ser um curso que traz muitas disciplinas que abordam a temática como Ecologia e Epidemiologia e Saneamento entre outras que debatem questões socioambientais, patologias, zoologia.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

SIQUEIRA, A. C.; VILAÇA, F. A.; FRENEDOZO, R. de C. Concepção dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre a influência dos fatores ambientais no aparecimento do Aedes Aegypti. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 70–86, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i3.1369. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1369. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

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Artigos