Proposta pedagógica para utilização do filme Bicho de Sete Cabeças na perspectiva da saude mental e redução de danos do uso abusivo de drogas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1366Palavras-chave:
Educação sobre drogas, Saúde mental, Redução de danos, Cinema na escola, Filme Bicho de Sete CabeçasResumo
Este ensaio descreve uma proposta pedagógica para utilização do filme brasileiro Bicho de sete cabeças, promovendo debates sobre a saúde mental e o uso abusivo de drogas entre os jovens. O audiovisual conta a história de um adolescente que gosta de desafios, como fumar maconha e pichar muros da cidade. O drama familiar atinge seu ápice quando seus pais decidem interná-lo num hospital psiquiátrico. Partindo dessa película, essa proposta metodológica foi construída, sustentada pela experiência docente dos autores em diálogo com a literatura. Pela sua amplitude, pode ser utilizada na educação básica e no ensino superior, inclusive pelos familiares. Atende as demandas da LDB e dos PCN, abarcando possibilidades de aliar o filme com outros audiovisuais e ferramentas (como letras de música e charges) de acesso gratuito. A proposta convida os adolescentes a falarem sobre drogas sem medo, buscando oportunizar conhecer mais sobre o assunto e reduzir danos à saúde.