Serões de Dona Benta - Monteiro Lobato e o ensino de Ciências

  • Suelen Aparecida Mondek Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Zenaide de Fatima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Paulo Camargo de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Ciência, Literatura Infantil, Recurso Didático, Perspectiva Metodológica, Serões de Dona Benta

Resumo

Esta pesquisa tem por mote um estudo bibliográfico do livro Serões de Dona Benta do autor Monteiro Lobato, como proposta de aproximação entre a literatura infantil e a ciência para uso de material didático em sala de aula, uma vez que o livro apresenta a ciência em situações condizentes ao cotidiano do leitor, tornando-se imprescindível no saber ciência. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como a obra Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato pode contribuir no ensino de ciências? Para constituição do trabalho, a pesquisa foi dividida em três partes: na primeira foi realizado um levantamento bibliográfico com o intuito de aproximar ambas as áreas de conhecimento. Entre os autores que ressaltam a temática, destacamos Zanetic (2006) e Groto (2012). Na segunda parte apresentou-se características do saber ciência diante trechos predominantes da obra literária. Finalmente, propôs-se a utilização da obra literária de Monteiro Lobato, em particular, a obra Serões de Dona Benta como recurso didático para se ensinar ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAZZO.W.A. Contexto da Educação Tecnológica. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Florianópolis, 1998.

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1997. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf.> Acesso em: 10 ago. 2018.

BRICCIA, Viviane; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico da escola média. Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências, v.10, n.1, 2011.

CANTO, E. L. do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano - 9º ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade de inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, pp.89-100, janeiro a abril de 2003.

FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.

GEDEÃO, A. Poesias completas. 9. Ed. Lisboa: Sá da Costa, 1983.

GIRALDELLI, C. G. C. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no Ensino Fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Ensaio. Unicamp, Campinas, v. 10, n. 1, jun. 2008.

GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no ensino de ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

KAERCHER, G. E. E por falar em Literatura. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil: pra que te quero? São Paulo: Artmed, 2001.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo Ática, 2004. LOBATO, M. Serões de Dona Benta. São Paulo: Brasiliense, 1973.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências. Curitiba: Seed, 2008.

PÉREZ, D.G., C.P.M.A. Formação de professores de Ciências, 2ª ed. Cortez: São Paulo, 1995.

POZO, J. I. ; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SALOMÃO, S. R. Lições da Botânica: um ensaio para as aulas de Ciências. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49), jan/.abr., 2006.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
MONDEK, S.; ROCHA, Z.; DE LIMA, J. P. Serões de Dona Benta - Monteiro Lobato e o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 184-193, 1 jan. 2019.
Seção
Artigos Gerais