Serões de Dona Benta - Monteiro Lobato e o ensino de Ciências
Resumo
Esta pesquisa tem por mote um estudo bibliográfico do livro Serões de Dona Benta do autor Monteiro Lobato, como proposta de aproximação entre a literatura infantil e a ciência para uso de material didático em sala de aula, uma vez que o livro apresenta a ciência em situações condizentes ao cotidiano do leitor, tornando-se imprescindível no saber ciência. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como a obra Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato pode contribuir no ensino de ciências? Para constituição do trabalho, a pesquisa foi dividida em três partes: na primeira foi realizado um levantamento bibliográfico com o intuito de aproximar ambas as áreas de conhecimento. Entre os autores que ressaltam a temática, destacamos Zanetic (2006) e Groto (2012). Na segunda parte apresentou-se características do saber ciência diante trechos predominantes da obra literária. Finalmente, propôs-se a utilização da obra literária de Monteiro Lobato, em particular, a obra Serões de Dona Benta como recurso didático para se ensinar ciência.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BAZZO.W.A. Contexto da Educação Tecnológica. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Florianópolis, 1998.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1997. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf.> Acesso em: 10 ago. 2018.
BRICCIA, Viviane; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico da escola média. Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências, v.10, n.1, 2011.
CANTO, E. L. do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano - 9º ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade de inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, pp.89-100, janeiro a abril de 2003.
FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.
GEDEÃO, A. Poesias completas. 9. Ed. Lisboa: Sá da Costa, 1983.
GIRALDELLI, C. G. C. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no Ensino Fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Ensaio. Unicamp, Campinas, v. 10, n. 1, jun. 2008.
GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no ensino de ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
KAERCHER, G. E. E por falar em Literatura. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil: pra que te quero? São Paulo: Artmed, 2001.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo Ática, 2004. LOBATO, M. Serões de Dona Benta. São Paulo: Brasiliense, 1973.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
PÉREZ, D.G., C.P.M.A. Formação de professores de Ciências, 2ª ed. Cortez: São Paulo, 1995.
POZO, J. I. ; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SALOMÃO, S. R. Lições da Botânica: um ensaio para as aulas de Ciências. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49), jan/.abr., 2006.