Teatro, experimentação e divulgação científica na Educação Básica: uma tríade possível para a alfabetização científica

  • Nirly Araujo Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Leonardo Maciel Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Erivanildo Lopes Silva Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Teatro de Temática Científica, Divulgação Científica, Alfabetização Científica

Resumo

Nos últimos anos vem ganhando destaque no ensino de ciências o desenvolvimento de um currículo crítico, que leve em consideração a dimensão sócio tecnológica da ciência e uma aprendizagem significativa. Esse currículo, por sua vez, pode ser estruturado sobre as proposições da alfabetização científica. Nesse âmbito, a presente pesquisa traz uma análise de uma peça de teatro de temática científica elaborada/apresentada por alunos da educação básica, os quais buscaram promover um diálogo entre conhecimento científico, saberes populares e experimentação Química. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes da perspectiva qualitativa. O objetivo é explicitar quais aspectos da alfabetização científica foram favorecidos pela atividade realizada e como ela possibilitou um diálogo entre a ciência e a cultura local. Os resultados evidenciaram a presença de alguns dos eixos da alfabetização científica, demonstrando que é possível relacionar teatro e o ensino de Química/Ciências e contribuir para a aprendizagem dos alunos.

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Publicado
2019-01-01
Como Citar
REIS, N.; MOREIRA, L.; SILVA, E. Teatro, experimentação e divulgação científica na Educação Básica: uma tríade possível para a alfabetização científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 209-227, 1 jan. 2019.
Seção
Artigos Gerais