Teatro, experimentação e divulgação científica na Educação Básica: uma tríade possível para a alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1363Palavras-chave:
Teatro de Temática Científica, Divulgação Científica, Alfabetização CientíficaResumo
Nos últimos anos vem ganhando destaque no ensino de ciências o desenvolvimento de um currículo crítico, que leve em consideração a dimensão sócio tecnológica da ciência e uma aprendizagem significativa. Esse currículo, por sua vez, pode ser estruturado sobre as proposições da alfabetização científica. Nesse âmbito, a presente pesquisa traz uma análise de uma peça de teatro de temática científica elaborada/apresentada por alunos da educação básica, os quais buscaram promover um diálogo entre conhecimento científico, saberes populares e experimentação Química. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes da perspectiva qualitativa. O objetivo é explicitar quais aspectos da alfabetização científica foram favorecidos pela atividade realizada e como ela possibilitou um diálogo entre a ciência e a cultura local. Os resultados evidenciaram a presença de alguns dos eixos da alfabetização científica, demonstrando que é possível relacionar teatro e o ensino de Química/Ciências e contribuir para a aprendizagem dos alunos.
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