Concepções apresentadas por estudantes de Pós-Graduação após intervenção pedagógica realizada na disciplina ciência-tecnologia-sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1358

Palavras-chave:

P´ós-Graduação, Intervenção Pedagógica, Ciência, Tecnologia, Sociedade

Resumo

Neste trabalho apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida a partir de uma intervenção pedagógica realizada na disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/Brasil. Foram sujeitos desta pesquisa alunos(as) regulares do Curso de Mestrado e outros(as) oriundos(as) do Mestrado Interinstitucional (Minter). Aconteceram 8 encontros presenciais (32 horas-aula). Esses encontros foram estruturados a partir de leitura e análise de artigos relacionados com CTS; discussão e debate dos temas abordados e a elaboração de textos sínteses com base nas leituras realizadas. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se a aplicação de sete questões do Cuestionario de Opniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), pré-teste (análise inicial), seguido da intervenção pedagógica (encontros da disciplina CTS) e da aplicação de um pós-teste (análise final). Como resultados evidenciou que a disciplina CTS, se trabalhada com atividades de ensino inovadoras, pode ser utilizada para a formação de professores. Concluiu-se que atividades desta magnitude, além de reunir várias áreas do saber, permitem alcançar um resultado mais amplo no que se refere ao conhecimento propriamente dito (conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais), além de contribuir para a formação cidadã dos estudantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

SEPINI, R. P.; MACIEL, M. D. Concepções apresentadas por estudantes de Pós-Graduação após intervenção pedagógica realizada na disciplina ciência-tecnologia-sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 75–87, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1358. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1358. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>